• 29 setembro, 2020

Dá o play: conheça 13 podcasts para famílias e crianças

Nesse período de distanciamento social, a internet acabou se tornando uma ferramenta imprescindível para trabalhar, manter contato com outras pessoas e também para o consumo de cultura, educação e entretenimento. Brotaram inúmeros músicos promovendo shows, artistas criando festivais de teatro infantil pela web, editoras abrindo seus catálogos de livros, contadores de histórias fazendo lives para entreter os pequenos,  ou plataformas disponibilizando gratuitamente filmes inspiradores para ajudar a viver esta quarentena de uma maneira mais leve.

Mas há ainda outra plataforma que cresce ano a ano em audiência: os podcasts. De acordo com a pesquisa Ibope, publicada em maio do ano passado, 40% dos internautas brasileiros são também ouvintes de podcast – o país já é o segundo maior consumidor do formato, segundo dados do Spotify, atrás apenas dos Estados Unidos.

Quando o assunto é infância, já existem muitos podcasters brasileiros que se dedicam exclusivamente a criar conteúdo para pais e cuidadores. Afinal, há muito a se abordar sobre gestação, parto, maternidades e paternidades, infância, e por aí vai. Existem até podcasts feito por crianças para entreter tanto os adultos quanto os pequenos.

Lunetas publicou, no ano passado, uma lista de podcasts sobre infância. Só que, de lá para cá, muita coisa nova surgiu na podosfera. Olha só esta nova lista com os 13 principais podcasts para famílias e crianças – com direito a lançamentos em meio à quarentena!

Veja a lista de podcasts para famílias e crianças

É só começar a escutar aquelas perguntas inusitadas nas vozes da Luiza, 5, e do Bruno, 8, que você pode se pegar sorrindo sozinho enquanto ouve o podcast. A ideia surgiu quando Bruno precisava fazer um trabalho de aula utilizando qualquer tipo de mídia e seu pai, Samuel Leite, jornalista e publicitário, sugeriu criar um podcast. Foi desse piloto que nasceu o E se… podcast?, em que o trio mais  convidados discutem grandes temas da vida. Entre os vários e se que nos fazem pensar com o olhar e a curiosidade únicas das crianças, perguntas como “e se pudéssemos voar?”, “e se os dinossauros não tivessem sido extintos?, “ e se não existissem regras?”.

No mesmo contexto, Thiago Queiroz, criador do Paizinho, vírgula, acaba de estrear este podcast junto com seus filhos Dante e Gael, para entender como as crianças pensam o mundo. No primeiro episódio, lançado no início da quarentena, no dia 18 de março, eles falam sobre o novo coronavírus, cuidados e ciclo de transmissão da doença.

O próprio Thiago Queiroz também tem outro podcast que leva o nome do site, em que transforma os vídeos publicados no seu canal no YouTube em episódios em áudio, para ouvir como e onde quiser. São faixas curtas que abordam temas como disciplina positiva, criação com apego e paternidade ativa.

Semanal, o podcast é apresentado por Marcelo Cafiero e Rodrigo Cornélio. A dupla compartilha conteúdos relacionados à criação dos filhos, distribuídos em quadros como o o Mamada ou Cagada, com opinião sobre as últimas notícias; o Entre Vista, com artistas que produzem conteúdo para crianças; o Em Histórias, com releituras das histórias clássicas de princesas; e o Paternidades, para mostrar como é criar filhos em culturas diferentes das nossas. No último episódio, conversaram com Leandro Ferreira, host do podcast Afropai (temporariamente descontinuado), que hoje vive na Alemanha, para comentarem sobre as diferenças das medidas adotadas no Brasil e na Europa durante a quarentena. 

Para completar os podcasts sobre paternidade ativa, Thiago Queiroz, Victor Ourives e Thiago Bertol conversam sobre paternidade, masculinidade, filhos e vida. As informações são tratadas  com humor, leveza e vivências dos apresentadores como pais. No início da quarentena, convidaram Maíra Libertad, parteira obstetra e criadora do Coletivo de Parteiras, para participar de um bate-papo sobre coronavírus.

Um podcast sobre maternidade real e seus desafios, discutido por uma roda de sete mulheres, com muita empatia e humor. Parte da campanha #OPodcastÉDelas2020, o programa traz episódios todas as sextas-feiras, às 10h.

Um podcast sobre histórias, emoções e sensações relacionadas à maternidade e paternidade reais. Cada episódio conta a história de uma família, e aborda temas como adoção, parto humanizado, prematuros em UTI e gestação gemelar.

Também parte da campanha #OPodcastÉDelas2020, o GNH  é uma iniciativa do portal Gerando Novas Histórias, criado por Daiana Almeida, mãe da Luna, psicóloga e facilitadora de aleitamento materno. Trata sobre maternidade real, com informação e bom humor.

As mães Tatiana Tosi, relações públicas e coach, e Bárbara Catarina, psicóloga infantil e familiar, discutem os medos, as frustrações, as culpas e as expectativas da maternidade. No último episódio, compartilharam aprendizados e consequências da quarentena.

Criado por Laura Lima e Amarilis Iscoldduas, as pediatras e mães abordam temas como acolhimento, empatia e saúde das crianças. Embora seja quinzenal, em tempos de pandemia, foram publicados episódios extras sobre como lidar com o coronavírus e como viver esta quarentena com mais saúde e leveza.

A psicóloga e fundadora do Instituto Viva Infância, Claudia Mascarenhas, lançou, em meio à pandemia de Covid-19, o podcast Papo de Criança, que aborda a infância sob múltiplos olhares. No final de cada programa, crianças dão dicas de livros, brincadeiras e jogos, por exemplo. No primeiro episódio, Claudia e a educadora e musicoterapeuta Mariana Caribé falam sobre o brincar em casa, com reflexões sobre música e arte nesta quarentena.

Com o estilo de contação de histórias (ou storytelling), Thiago Queiroz e a atriz e contadora de histórias Fafá Conta criaram o podcast Conta para mim?, no qual interpretam histórias lindas para crianças, com direito a efeitos sonoros, música e um clima que nos ajuda a imaginar e se transportar a outros lugares a cada palavra. 

Inspirado na obra homônima das escritoras italianas Elena Favilli e Francesca Cavalo, o podcast, criado por Ju Wallauer, responsável também pelo Mamilos,  traz 11 histórias de mulheres incríveis do passado e do presente. Jea participaram a cantora Daniela Mercury, a apresentadora Sarah Oliveira, a youtuber Jout Jout, a cineasta Estela Renner, a apresentadora Astrid Fontenelle para contar a vida de mulheres fortes: a cantora Maria Callas, a cientista Margaret Hamilton, a pirata Grace O’Malley, a artista Frida Kahlo e a espiã norte-americana Virginia Hall. Um podcast para a família ouvir junto e valorizar mulheres que fazem parte da nossa história

Fonte: Lunetas 06/09/20


Fonte: Flowing