• 13 novembro, 2021

Curso de fotografia: como aprender e ingressar de vez na área?6 min

Está pensando em se tornar um fotógrafo profissional? Busca um curso de fotografia para ganhar um novo hobbie? Quer aprender a tirar fotos para ter uma renda extra? Neste artigo, vamos explicar como você pode ingressar na área, seja qual for o objetivo final!

A fotografia é uma arte que pode te levar para diversos caminhos. É possível se tornar um profissional completo, que se dedica apenas a isso, usar a prática como uma forma de renda extra ou até mesmo ter apenas como um passatempo.

Existem bons cursos de fotografia, que podem te ajudar a dar o primeiro passo na área. Neste artigo, vamos explicar como eles funcionam, quais conhecimentos costumam trazer e como você pode colocar os ensinamentos em prática. Confira abaixo!

O que se aprende no curso de fotografia?

Em primeiro lugar, é importante entender que um curso de fotografia não te ensina apenas a manejar câmeras. Para tirar fotos de qualidade, você precisa de diversos conhecimentos. Portanto, por essência, um curso de fotografia deve ser multidisciplinar.

Em geral, durante um curso de fotografia, você encontra conhecimentos como:

  • estética e montagem de cenários;
  • formas e composições;
  • tratamento de imagens;
  • história da fotografia;
  • manejo de câmeras digitais e analógicas;
  • manipulação de programas e softwares de imagem;
  • até como vender fotos na internet.

Para um fotógrafo, a sensibilidade e o olhar apurado são habilidades fundamentais. Você precisa treinar o olhar, para aprender os melhores ângulos e composições para tirar fotos. 

Esse conhecimento envolve não só o treinamento com câmeras, mas também a análise do trabalho de outros fotógrafos. Por isso é tão importante o estudo da história da fotografia, além do conhecimento técnico em estética, uso de câmeras e programas de edição.

Conceitos básicos, como abertura, exposição, tempo de captura, ISO, entre outros, são ensinados em qualquer curso de fotografia. O segredo do sucesso está naqueles que vão além desses conhecimentos.

Como ingressar na área desde já?

Para se tornar um fotógrafo rapidamente, é importante tomar algumas medidas importantes. A construção de uma boa trajetória envolve a busca por conhecimento técnico, equipamentos de qualidade e muita prática.

Veja abaixo algumas ações que você pode tomar para iniciar a fotografia o quanto antes!

1. Procure por cursos bem avaliados

Para começar, é importante buscar conhecimento teórico. Para isso, você deve buscar cursos de fotografia bem avaliados, com qualidade comprovada. 

Busque cursos que vão além dos ensinamentos básicos, que dão dicas valiosas sobre a arte da fotografia e seus diversos desdobramentos. 

Atualmente, existem diversos cursos online de muita qualidade, que podem oferecer o embasamento teórico e prático que você vai precisar inicialmente. O melhor é poder realizá-los por meio de estudo a distância!

Você também pode buscar cursos específicos, que focam no uso de câmeras digitais, analógicas ou apenas celulares. O importante é buscar avaliações e opiniões de terceiros para saber se, de fato, vale a pena.

2. Descubra quais os equipamentos necessários para a realização

Você quer tirar fotos com câmeras digitais, analógicas ou apenas com celulares? Vai usar tripé ou algum item extra? É importante descobrir quais equipamentos você precisa para o seu objetivo, maximizando o aprendizado e o resultado final.

Em uma simples busca na internet, você consegue descobrir alguns equipamentos de qualidade. O site Zoom, por exemplo, traz algumas dicas sobre as melhores câmeras digitais da atualidade. Confira algumas:

  • Canon T7;
  • Sony Alpha A6400;
  • Canon Rebel SL3;
  • Canon T7i;
  • Nikon D7500
3. Tente aplicar os ensinamentos no dia a dia

Se você já tem uma boa câmera e está fazendo um curso teórico de fotografia, que oferece boas noções de enquadramento, composição e uso de luzes e cores, é hora de dar um passo à frente e combinar todos os conhecimentos que você adquiriu.

A prática é a melhor forma para se desenvolver. Use tudo o que você aprendeu para testar e descobrir se suas fotos estão evoluindo. Experimente tirar fotos de paisagens pela sua cidade ou de amigos reunidos. 

Tirar fotos de pessoas é bem diferente de fotografar ambientes. Testar as duas coisas é algo fundamental para o desenvolvimento de um fotógrafo, até mesmo para ele entender qual é o estilo que mais gosta e onde está o seu verdadeiro talento.

4. Procure por professores renomados

Um ponto fundamental na hora de buscar um curso de fotografia é a qualidade dos professores. Muitos bons profissionais, com anos de experiência no mercado, estão espalhando o conhecimento adquirido pela internet.

Além de ensinarem o básico, profissionais renomados podem dividir suas experiências de vida durante o curso, exibindo obras produzidas, técnicas mais avançadas e cases de sucesso. 

Aprender com grandes nomes também tem outra vantagem: o marketing! Para quem está começando, ter um orientador reconhecido pode ser um grande benefício, que vai te ajudar a abrir muitas portas.

5. Permita expandir a sua visão de fotografia

Por fim, é importante retomar o ponto que usamos para abrir esse artigo: a fotografia é um mundo repleto de possibilidades. Você pode aprender centenas de técnicas diferentes e fotografar com diversas cores, formatos e enquadramentos muito criativos.

Durante um curso, é normal se apegar a uma técnica ou estilo específico e se esforçar para aprimorar em uma área, mas não é correto fechar os olhos para as possibilidades. Para se tornar um bom profissional, você precisa permitir a expansão da sua visão de fotografia.

É possível começar o curso se apaixonando por uma técnica, mas depois, ao longo das aulas, acabar mudando de ideia e enxergando que seu estilo tem mais a ver com outro jeito de fotografar. Deixar a mente aberta para isso vai te ajudar a ser um fotógrafo muito melhor!

Comece o seu curso de fotografia hoje mesmo!

Começar uma trajetória de sucesso na fotografia exige paixão, talento e dedicação. A busca por conhecimento também desempenha um papel fundamental nisso, seja para ter um novo hobbie, renda extra ou carreira.

É nessa parte que a Hotmart pode te ajudar! Em nossa plataforma, você encontra diversos cursos profissionais de fotografia, com professores renomados, que dão dicas teóricas e práticas para você tirar boas fotos.

No nosso marketplace, você descobre que é possível transformar o seu hobbie em renda. Por lá, você encontra diversos cursos que vão te ajudar a dar um novo passo na sua trajetória profissional. Descubra agora!

Fonte: Hotmart Aprenda