• 7 abril, 2021

Cuidando de Você: Emoções em Foco: Síndrome do Pensamento Acelerado2 min

Você sabe em quantas coisas, você já pensou hoje? Nosso cérebro é capaz de pensar
em até 3 mil assuntos em uma hora, ou seja, até 70 mil pensamentos por dia e este
será o tema do episódio Emoções em foco de hoje.

Síndrome do Pensamento Acelerado

Conhecida também como SPA, essa síndrome é considerada uma patologia moderna,
que atinge cerca de 80% dos indivíduos, em todas as idades. Principalmente adultos
que trabalham em constante pressão, aliada a necessidade de tomadas rápidas de
decisões, grandes responsabilidades e compromissos.
Ao descrever os adultos atingidos pela síndrome, parece muito familiar essa rotina nos
dias de hoje. Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo e o acesso rápido
as informações, pensar aceleradamente e em várias coisas ao mesmo tempo é muito
comum e até mesmo necessário.
Então, afinal quais são os sintomas da Síndrome do Pensamento acelerado?
o Insônia, dificuldade de “desligar” os pensamentos para dormir. Mesmo
cansado, não consegue parar de pensar nas estratégias e ideias que seriam a
solução para os seus problemas e projetos;
o Falta de concentração, dificuldade de manter o foco, cansaço excessivo
durante o dia;
o Sensação que 24 horas diárias são muito poucas para todas as atividades
planejadas no dia;
o Falta de memória e irritabilidade;
o Sentimento contínuo de apreensão.
Especialistas caracterizam a síndrome não como uma doença, mas, como um
sintoma, que na maioria das vezes está vinculado a um quadro de transtorno de
ansiedade provocando a liberação de neurotransmissores como a adrenalina.

O excesso de adrenalina ativa uma serie de circuitos cerebrais que dificulta a
concentração em um único foco. A ansiedade também reduz temporariamente o fluxo
sanguíneo no cérebro impedindo a inibição da hiperatividade cerebral, que é
responsável por desacelerar os pensamentos.
Se você se identifica com os sintomas descritos acima é importante procurar ajuda de
um especialista.
Procure incluir em sua rotina atividades que sejam prazerosas e atividades ligadas à
meditação e espiritualidade. Priorize ter mais horas de sono com qualidade e se

exercitar sempre que possível. Cuidar da sua saúde e do seu bem-estar devem estar
no topo das suas prioridades.