• 22 abril, 2018

Correr sem preparo pode prejudicar vida útil do corpo

Ansiedade para correr pode causar lesões e prejudicar vida útil do corpo

Conte com a experiência de treinadores para se preparar de forma adequada para provas de longas distâncias. Meia maratona exige pelo menos 3 a 4 anos de treino

Os meses de verão estão acabando e a partir de agora é hora das temperaturas, na média, começarem a baixar. E é uma boa hora para você correr as suas provas mais longas. O calor do verão em algumas cidades aqui do Brasil é realmente cruel. Há algumas semanas atrás, o Rio de Janeiro, por exemplo, registrou temperatura de 42 graus Celsius na praia de Copacabana. Só ficar parado no sol nessa temperatura já é duro, treinar e competir então, nem se fala.

Voltando à questão das competições mais longas, percebo que há um grande número de corredores que estão treinando para provas como meia e maratona, mas estão muito crus para isso, às vezes em um nível perigoso. Sabem muito pouco da fisiologia básica do corredor e têm pouquíssimas experiências. Essas pessoas, muitas vezes, já estão fazendo treinos longos e treinando para essas provas com menos de um ou dois anos de treino. Alguns corredores são ansiosos no que diz respeito às distâncias mais longas, e é bem provável que esse sentimento tire alguns anos da sua carreira de corredor lá na frente. Confie na cartilha do bom senso da corrida, isso não vale à pena. Mesmo que todos os seus amigos corredores já tenham feito uma prova mais longa e coloquem pilha para você fazer também, não caia nessa tentação, pode acabar frustrado e machucado antes mesmo de tomar gosto pela coisas.

Uma excelente estratégia para vencer a ansiedade é contar com a experiência dos treinadores. Invista nesse equilíbrio de desafio com saúde, pois treinar bem é treinar na medida certa, e nem um pouco a mais. Se você está começando a correr agora e estava sedentário, é possível que precise de pelo menos uns três ou quatro anos, na média, para que uma meia maratona, por exemplo, seja um desafio justo para o seu organismo. E para a maratona mais ainda. A maior parte dos corredores que se machuca estava treinando demais ou competindo com muita frequência. Geralmente as lesões de corrida não são graves e raras são as vezes que alguém precisa de um tratamento excepcional – descanso, sono e alimentação são o tripé da longevidade na corrida (mesmo se o seu objetivo é ser competitivo).

Fonte: O Globo por Gustavo Luz

Fonte: Flowing