• 10 abril, 2022

Conheça 20 estilos de dança que mais fazem sucesso no mundo

Dançar é se expressar pelos movimentos do corpo. Mas as diferentes culturas, estilos e ritmos existentes fazem com que existam também diversos estilos de dança pelo mundo!

Seria impossível listar todos eles, mas reunimos os mais conhecidos e suas principais características para você conhecer e, quem sabe, começar a praticar.

A dança tem diversos benefícios para a saúde física e emocional, pois contribui para a redução do estresse, aumento da autoestima e fortalecimento dos músculos! Além de ser uma ótima atividade física!

Com tantos pontos positivos, deu até vontade de começar a dançar agora mesmo, não é? Então, vamos logo conhecer os estilos de dança mais famosos!

1. Balé clássico

O balé clássico é uma dança tradicional, que exige bastante técnica e precisão nos movimentos.

Apesar de dançarinos de balé precisarem de uma rigidez para executarem com perfeição cada movimento, é fundamental que transmitam leveza e delicadeza.

Muitas crianças, pelo menos no Brasil, têm algum contato com o balé desde novas, seja em aulas, espetáculos ou pelo contato com personagens de histórias que praticam a dança.

As roupas elegantes, os coques impecáveis das bailarinas e, claro, os passos executados com perfeição chamam a atenção de quem assiste.

Hoje, várias academias e escolas de dança oferecem opções adaptadas, que incluem as técnicas do balé clássico para quem quer aprender o básico sem necessariamente se aperfeiçoar tanto a ponto de se tornar profissional. 

2. Jazz

Quem prefere danças mais livres pode preferir o jazz, que mistura um pouco do balé clássico a alguns estilos mais modernos.

Os movimentos são mais soltos e rápidos, e o estilo é bastante conhecido pelos seus ritmos animados.

O jazz foi dando origem a outros estilos, inspirados nos seus movimentos e dinamismo, como o street jazz, jazz moderno e o jazz musical, também conhecido como Theatre Dance e bastante usado em peças de teatro musicais.

3. Dança contemporânea

A dança contemporânea é excelente para quem quer desenvolver consciência corporal, exercitar a criatividade e fortalecer os músculos sem se prender tanto à técnica.

Esse estilo de dança é mais flexível e os dançarinos têm liberdade para criar, improvisar e explorar movimentos e formas diferentes de se expressar.

Se você já tentou algumas danças mais apegadas à técnica e não se adaptou, essa pode ser a modalidade ideal para você!

4. Samba

O nosso famoso samba também é dividido em alguns tipos, como podemos perceber pelas visíveis variações entre a dança de uma escola de samba no carnaval, um samba de roda e um samba de gafieira, por exemplo.

O ritmo é conhecido pela sua alegria, mas também pela necessidade de dominar as técnicas.

Sambar, fazer piruetas e, no caso do samba em dupla, ainda saber gingar com o(a) parceiro(a) exige muita prática e dedicação!

5. Forró

Se o que você procura é uma aula de dança para se descontrair, que tal o forró?

A dança, tipicamente nordestina e muito popular no Brasil, é ideal para quem quer dançar em dupla, aprender novos ritmos e desenvolver a coordenação motora.

A prática do forró pode ser bem divertida, além de um ótimo remédio para o estresse!

6. Sapateado

O sapateado é uma dança não apenas visual, mas também sonora.

O seu diferencial são os sapatos com chapas de metal acopladas para emitir sons quando entram em contato com o solo.

Além de trabalhar a coordenação motora dos dançarinos, esse estilo de dança também é benéfico para melhorar a percepção musical, incentivar a criatividade e desenvolver a consciência corporal.  

No caso de coreografias em dupla ou em grupo, a sincronia dos movimentos é ainda mais importante para um bom espetáculo!

7. Flamenco

O flamenco é uma dança espanhola que conta com movimentos rápidos para criar um clima de sedução e drama.

As roupas dos dançarinos são imponentes, leques e castanholas complementam as apresentações e ajudam a contar a história por trás desse estilo tão famoso mundialmente.

A dança exige expressividade, pois os sentimentos devem ser transmitidos em cada movimento. 

Como o sapateado também está presente nesse estilo, ainda é necessário ter bastante coordenação motora, concentração e musicalidade!

8. Dança do ventre

A dança do ventre é outra opção interessante para quem quer um estilo que aposta na sensualidade. A história desse estilo de dança é antiga e, originalmente, é uma dança que celebra a fertilidade feminina.

A modalidade consiste principalmente em movimentos de ondulação do quadril, feitos de forma delicada e precisa, seguindo o ritmo da música.

As roupas ressaltam a feminilidade e ajudam a dar beleza aos movimentos. Geralmente, as dançarinas usam bustiês, cinturões, saias esvoaçantes com pedrarias. Alguns acessórios também podem ser usados, como espadas, candelabros e véus.

9. Stiletto

Se você sempre quis aprender a dançar como Beyoncé, Britney Spears e outras cantoras do pop, precisa conhecer o stiletto!

Esse estilo de dança é praticado com salto alto e, apesar de ser bem diferente da dança do ventre e do flamenco, tem um ponto importante em comum: a sensualidade.

A modalidade tem feito tanto sucesso que hoje várias academias já oferecem aulas de stiletto para quem procura uma atividade física divertida. 

Além de fortalecer os músculos e melhorar o equilíbrio, os dançarinos também trabalham a autoestima e a confiança ao ritmo de jazz, hip hop e pop!

10. Salsa

A salsa também é um dos estilos de dança que reúne fãs ao redor do mundo.

De origem cubana e com influências de músicas caribenhas e vários outros estilos de dança, até mesmo do samba brasileiro, esse gênero também tem um ritmo envolvente e muitas semelhanças com o mambo.

A salsa é praticada em pares ou em grupos (o que se chama de “roda de cassino”), por isso, exige muita parceria e técnica para acertar os passos rápidos, os giros e todos os movimentos de braços e quadris que devem acompanhar os pés.

Assim como as outras modalidades de dança, a salsa também é uma ótima prática para quem quer fortalecer o corpo, afastar o estresse e a ansiedade e melhorar a coordenação motora!

11. Valsa

É bem provável que você já tenha tido contato com a valsa em algum momento da vida. Festas de debutante, casamento e formatura costumam seguir a tradição de incentivar que pares arrisquem alguns passos clássicos ao som de valsas tradicionais.

A dança também é feita por dois parceiros por meio de movimentos simples, lentos e elegantes.

12. Zumba

A zumba é outro estilo de dança que dominou as academias, canais do YouTube e escolas de dança nos últimos anos.

Ao som de ritmos latinos, as aulas trabalham intensamente a parte aeróbica, o condicionamento físico e a coordenação. 

Os movimentos também são inspirados em danças tipicamente latinas, como salsa, merengue e reggaeton.

13. FitDance

Se você deseja combinar a dança com exercícios físicos, o FitDance é uma das melhores opções que existem. 

Como o próprio nome já diz, essa dança incorpora elementos do universo fitness, trabalhando os músculos de uma forma quase esportiva. O FitDance traz exercícios de equilíbrio, coordenação motora, fortalecimento muscular, entre outros.

Além disso, é muito usado para aliviar o estresse e elevar a autoestima, já que explora a resistência corporal com a dança relacionada a músicas populares.

O FitDance é uma ótima escolha de dança para quem quer fortalecer os músculos e se divertir.

14. KATHAK

Você já ouviu falar do KATHAK? Esse é o nome de uma dança clássica indiana, que surgiu no norte do país por meio de bardos contadores de histórias (que eram chamados de Kathak).

Em sua origem, a dança era usada na contação de histórias, com os movimentos simulando acontecimentos e narrativas. Depois, ela foi adaptada para carregar mais elementos de entretenimento.

É uma dança que exige movimentos delicados, com trabalho rítmico dos braços e dos pés, movimentos circulares e lineares.

O KATHAK é um estilo muito rico, que consegue incorporar passos bonitos e sentimentos como humor e drama.

15. Breakdance

Outro estilo de dança extremamente popular é o breakdance. Essa modalidade, muito popular na cultura Hip Hop, é uma dança de rua caracterizada pelos movimentos impressionantes e difíceis, pelo menos à primeira vista.

É uma dança que envolve deslocamentos do chão e giros em velocidade, exigindo muita flexibilidade e força nos membros. Apesar de parecer difícil, os primeiros passos do breakdance podem ser dominados rapidamente.

A dança ganhou muito glamour em filmes e séries, que exibem o breakdance em um contexto de batalha de dança, que é muito comum.

Além de ser muito estiloso, o breakdance é uma atividade aeróbica muito benéfica para o corpo, que trabalha respiração, flexibilidade e agilidade.

16. Cha cha cha

Se você deseja investir em um estilo de dança da América Latina, o cha-cha-chá pode ser uma ótima opção! Criada em Cuba, durante os anos 50, essa dança é considerada uma variação do forró.

É uma dança muito sensual, que também tem similaridades com o estilo tradicional mexicano. 

O cha-cha-chá é extremamente dinâmico. Ele é caracterizado pela combinação de movimentos entre quadril e pés, em passos contados na medida 4/4.

É um estilo de dança muito energético, que pode ser aplicado em festas e competições, ao som de diferentes músicas.

17. Zouk

Outra dança latino-americana é o zouk, estilo derivado da lambada, que fez muito sucesso nas festas dos anos 80. 

Assim como outras danças da América Latina, o zouk pode ser praticado com diversos estilos musicais, como Reggaeton, Pop, Black Music e até mesmo R&B.

Os principais movimentos do zouk mais tradicional são giros com a cabeça, chicotes com os cabelos e cambrés. 

É uma dança muito sensual, mas também técnica, que exige uma boa marcação de tempo dos dançarinos para que seja executada com precisão. 

18. Kizomba

Que tal um estilo de dança de salão? A kizomba é uma dança angolana, muito popular nos anos 80, que é conhecida pela conexão rítmica entre dois corpos. Assim como outras danças citadas neste texto, é destacada por sua sensualidade.

Normalmente, a kizomba é executada em pares, mas há também um estilo chamado kizomba acrobático, que também pode ser praticado a dois, mas com uma certa distância.

A kizomba é uma dança que tem origem associada à escravidão. A palavra significa “festa”, como forma de homenagear os povos que resistiram a esse contexto, dançando como uma forma de celebrar a sua liberdade.

É uma dança muito técnica, que exige muito dos joelhos, que certamente precisam de flexibilidade para executarem todos os passos principais desse estilo.

19. Batucalê

Que tal experimentar uma dança brasileira? O batucalê é um estilo criado pelo povo afro-brasileiro, com passos conduzidos pelo som de tambores.

A dança combina música e ritmo de uma forma encantadora. Durante a prática, os alunos dançam em ritmo muito agitado, com movimentos muito similares às modalidades de luta.

Além disso, o batucalê envolve o uso de luvas acústicas, com chocalhos, que funcionam como instrumentos de percussão.

É um estilo muito criativo e moderno, que combina cultura, música e dança de um jeito rico.

20. Pole Dance

Uma das danças mais interessantes da atualidade é o pole dance. Esse estilo, que sempre foi muito destacado por sua sensualidade, está se tornando um esporte cada vez mais popular.

Com origem na Índia, a atividade física envolve o uso de uma barra para executar coreografias e acrobacias.

É uma dança que exige muita força e concentração, justamente por conta da dificuldade em executar as contorções em torno da barra.

Por combinar sensualidade e fortalecimento físico, é um estilo cada vez mais amado por pessoas em todo o mundo.

Escolha os seus estilos de dança preferidos e comece a praticar!

Os estilos de dança mais famosos no mundo são muito variados, por isso, tem lugar para todo mundo que quer apostar na dança para se exercitar e se divertir!

Já ouviu aquela frase que diz que “quem dança seus males espanta”? Pode ter certeza de que não é só mais um ditado! 

A dança é uma ótima forma de extravasar, deixar as preocupações de lado por alguns minutos (ou horas), melhorar a saúde física, a autoestima e ainda ter uma vida mais tranquila e leve. 

Fonte: Hotmart Aprenda

Fonte: Flowing