• 3 agosto, 2023

Como vencer o bloqueio emocional nas relações amorosas?

No turbilhão de experiências e desafios que a vida nos apresenta, é natural que em algum momento nos deparemos com o bloqueio emocional. Esse fenômeno, muitas vezes subestimado ou negligenciado, pode ter um impacto profundo em nosso bem-estar e qualidade de vida.

O bloqueio emocional ocorre quando nos desconectamos ou suprimimos nossas emoções, tornando-as inacessíveis ou reprimidas. No entanto, compreender e enfrentar o bloqueio emocional é fundamental para promover um equilíbrio saudável em nossa vida emocional. 

O que é o bloqueio emocional?

O bloqueio emocional é um mecanismo de defesa do nosso inconsciente para nos proteger do sofrimento. Esse sentimento, no entanto, é construído através de traumas emocionais, podendo ocorrer desde a infância até a fase adulta e o envelhecer. 

Quando uma pessoa está bloqueada emocionalmente, pode apresentar sintomas como:

  • Dificuldade para tomar decisões; 
  • Apatia ou falta de interesse em envolver-se com outras pessoas; 
  • Medo em expressar os sentimentos e emoções; 
  • Pensamentos negativos constantes; 
  • Sensação de frustração e insuficiência;
  • Tentativas incessantes de manter o controle; 
  • Aumento da ansiedade e do estresse frente a situações novas.
Causas do bloqueio emocional

Experiências da infância, ou até mesmo traumas de relacionamentos antigos que não foram tratados, podem ser causas do surgimento do bloqueio emocional. 

Entretanto, para a psicologia, estes bloqueios emocionais surgem devido  situações vivenciadas como: maus tratos, abuso, abandono, traumas, rejeição, entre outros eventos adversos que impactam significativamente a vida emocional de um indivíduo.

Todavia, o contexto de vida que cada um de nós vivenciamos resulta na construção de padrões emocionais que ditam como nos relacionamos com os outros. Portanto, a partir das experiências traumáticas é comum o sentimento de “ter uma trava emocional que nos impede de realizar algo”.

Como enfrentar a situação?

Diante das situações traumáticas, muitos reprimem as suas emoções, não  sabendo como lidar com tais sentimentos. Sendo assim, optam por investir em  outras opções e inconscientemente acreditam estar fazendo o melhor para si  mesmo.

Pessoas com bloqueio emocional investem todo o seu esforço físico e mental em outras coisas, como na vida profissional, trabalhando incansavelmente, ou até mesmo nos exercícios físicos, praticando esportes excessivamente. É buscado incessavelmente meios para se esquivar das angústias. 

Porém,  evitar a esquiva, aceitar os sentimentos e as sensações resultantes de contingências ambientais, olhar para o ambiente detectando seus determinantes e atuar diante deles correspondem a uma atitude bem mais saudável. 

Tratamentos

Para tratar o bloqueio emocional, o procedimento de bloqueio de esquiva, quando utilizado de forma gradual e cuidadosa, pode ser efetivo no decorrer de um processo psicoterapêutico.

Este, consistem em evitar conscientemente ou inconscientemente situações, pensamentos, sentimentos ou memórias que possam ser percebidos como ameaçadores ou angustiantes.

Entretanto, é necessário entender as causas das angústias e tratá-las de maneira adequada, e para isso, a ajuda do psicólogo é essencial.

Como o psicólogo pode me ajudar a vencer o bloqueio emocional?

Nós buscamos nos relacionamentos as respostas para as nossas frustrações, dessa forma idealizamos no outro aquilo que desejamos em nós mesmos. Nesse sentido, é comum culparmos os outros por não atingir o que queremos, e muitas vezes nem mesmo sabemos o  que realmente desejamos.

O psicólogo nos ajuda a entender a cerne do nosso bloqueio emocional.  A partir da fala tomamos consciência do que nos angustia e tratamos as questões pendentes. 

Logo, quando isso não é feito, o bloqueio emocional pode se somatizar em sintomas físicos como, dores de cabeça, insônia, taquicardia, mal-estar, enjoo, excesso de apetite, dores musculares e outros sintomas emocionais da angústia.

Nesse sentido, para trabalhar os aspectos emocionais e tratar o bloqueio emocional nas relações amorosas é preciso ter interesse em se autoconhecer. Com a terapia você poderá:

  • Compreendê-lo e admiti-lo como real
  • Descobrir quais são os gatilhos que levaram a tal bloqueio;
  • Se permitir sentir as emoções; 
  • Entender que é um processo, e cada um tem o seu tempo para elaboração das questões emocionais. 

Fonte: TelaVita

Fonte: Flowing