O que compõe toda a estrutura de caráter da criança são os hábitos. Sendo assim, para criar um modo de agir, raciocinar e socializar, é necessário o uso da repetição.
A criança absorve tudo o que vê, principalmente na primeira infância, em que ela descobre o mundo. Todo o desenvolvimento infantil depende, essencialmente, do ambiente no qual ela está evoluindo. Sendo assim, ensinar desde cedo bons hábitos faz com que esse jovem futuramente seja muito mais consciente e responsável com as suas atitudes e desenvoltura em meio à sociedade.
Segundo dados de Rockey, Ron e Nancy, Chosen (Nampa, Idaho: Pacific Press Publishing Association, 2001), só nos primeiros doze meses de vida, o homem aprende metade, ou seja, 50%, de tudo que irá absorver em toda a sua vida. No período seguinte, o segundo ano, ele obtém mais 25% de todo conhecimento que guardará ao longo dos anos.
Assim, pode-se dizer que o maior peso dos atributos do agir e pensar de uma pessoa encontra-se no desenvolvimento da criança. Durante essas fases do desenvolvimento infantil, consolida-se atitudes como o modo de sentar e até mesmo a maneira que a pessoa segue a sua linha de raciocínio para tomar decisões em sua vida por exemplo.
Quando se fala em educação infantil, há muito mais além de bons colégios e amizades, o que também são considerados conceitos importantes, porém hábitos positivos são essenciais para essa construção.
Sigmund Freud, considerado o “pai da psicanálise’, foi o primeiro a observar que o caráter nada mais é do que as transformações geradas por impulsos primitivos. Então, outro austríaco, o médico, psicanalista e cientista natural, Wilhelm Reich, aprofundou o significado de caráter através da seguinte teoria:
“O caráter consiste numa mudança crônica do ego que se poderia descrever como um enrijecimento.”
O caráter do homem não é algo que se cria por escolha do próprio, ele é fruto de sua ação quando criança ao se “defender” no ambiente em que vivia. Essa defesa é na verdade a interação com o meio, ao qual ele se adaptou para se integrar, ou seja isso vem diretamente de seu lar nos primeiros anos de vida. Isso corrobora para a formação do que é considerado “bom-caráter” e “mau-caráter”
O caráter é como um escudo para qualquer tipo de ação perigosa, seja ela oriunda de acontecimentos externos ou internos, e controla o limite entre psíquico da personalidade. Essa limitação, ou censura, provém do que aprendemos como errado ou inválido, ou até mesmo de repressões externas aos nossos atos.
Em um adulto onde houve uma evolução equilibrada, onde o ego foi reprimido quando necessário, e gratificado quando age corretamente. Nesses indivíduos, há a presença de maior equilíbrio emocional e mental, o que acarretará em uma fase adulta de maiores chances de sucesso.
A teoria do psicanalista Reich ainda afirma as seguintes possibilidades que compõem a estruturação de caráter de uma pessoa:
Resumindo, considera-se um caráter adequado aquele que não recebeu bloqueios em seu desenvolvimento, podendo equilibrar, assim, o ego, sendo ele classificado como saudável. A má índole ou desvio de caráter ocorrem na ausência de bons exemplos, de uma educação com regras e participação ativa dos pais.
Fonte: TelaVita
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