• 6 outubro, 2021

Como se comportar em uma reunião online? Confira as dicas!

O trabalho remoto veio para ficar, seja integralmente, seja em um modelo híbrido. E diante dessas condições, muitas pessoas têm se perguntado como se comportar em uma reunião online para transmitir profissionalismo.

Existem algumas boas práticas que precisam ser seguidas para garantir conversas mais respeitosas e realmente produtivas.

Continue a leitura para descobrir como as suas reuniões podem ficar ainda melhores ao adotar o comportamento ideal.

Por que é importante se preocupar com o comportamento?
Apesar das reuniões online permitirem que as pessoas estejam em qualquer lugar, até mesmo em suas próprias casas, o ambiente ainda é profissional e precisa de uma certa seriedade.

Em algumas empresas, principalmente as mais modernas, não é necessário ser extremamente formal e há, inclusive, espaço para uma certa descontração. Contudo, não podemos nos esquecer de que ainda estamos falando de reuniões de trabalho, certo?

Comportamentos inadequados podem prejudicar a sua imagem profissional e até mesmo a sua carreira. Por isso, é tão importante ter atenção para respeitar o espaço das outras pessoas envolvidas e as regras estipuladas pela empresa.

Afinal, como se comportar em uma reunião online?
Vamos às dicas para você ter reuniões online cada vez melhores. Confira!

Monte um cenário adequado
Sabemos que nem sempre dá para montar um escritório completo em casa. Há, ainda, aquelas reuniões que fazemos em espaços públicos como coworkings, cafés e ambientes abertos. Nesses casos, o importante é escolher um ambiente calmo e sem muito trânsito de pessoas.

Já em casa, dá para fazer algumas adaptações para ter um cenário adequado, como:

  • posicionar o computador de forma que quadros ou estantes fiquem no fundo dos seus vídeos;
  • arrumar a bagunça que pode aparecer no vídeo;
  • escolher um fundo com boas condições de iluminação e contraste;
  • decorar o espaço para ficar agradável para quem está do outro lado do vídeo, mas também (e principalmente) para você trabalhar e se sentir confortável!

Vista-se adequadamente
A roupa também é fundamental para transmitir profissionalismo. Mas as reuniões online têm uma vantagem: na maioria das vezes você precisa se preocupar apenas com a parte de cima e pode até mesmo manter o pijama embaixo, se gosta de trabalhar com mais conforto.laro que essa regra não se aplica a quem precisa levantar por algum motivo durante a reunião, mas na maioria das vezes é apenas a parte superior que aparece, então capriche na escolha da camisa, deixe o cabelo arrumado e pronto! Já está tudo certo para ligar a câmera.

Confira a qualidade da sua internet
É difícil encontrar alguém que nunca tenha enfrentado um problema de conexão durante as reuniões online. Imagem travada, som que para de ser compartilhado, queda da internet, etc.

Nem sempre dá para prever essas situações, mas é importante manter a atenção para a qualidade da sua conexão sempre que possível, conferindo se está tudo certo ou se é necessário entrar em contato com a operadora para fazer algum ajuste.

Assim, você evita problemas nas reuniões, que podem atrasar a conversa e até mesmo prejudicar a compreensão da mensagem transmitida.

Mantenha-se presente
Algumas reuniões podem ser realizadas apenas com o microfone aberto, sem vídeo. No entanto, no caso de reuniões em que todas as pessoas estão com a câmera ligada, manter o seu vídeo é um comportamento respeitoso e profissional.

Mesmo que não esteja participando ativamente da conversa, manter-se presente visualmente ajuda a criar um vínculo maior com as outras partes envolvidas e garantir que está prestando atenção ao que está sendo dito.

Solicite antes de falar
Para evitar falar por cima de outras pessoas e cortar a mensagem de alguém, use os recursos disponibilizados pelas ferramentas de reunião. Na maioria delas há uma ferramenta de “levantar a mão”, por exemplo, que deve ser acionada por quem deseja dizer algo.

Assim, a pessoa organizadora consegue concluir sua ideia e, em seguida, apontar quem pode abrir o microfone para falar.

Enquanto não for a sua vez, lembre-se de manter o microfone desativado para os sons do seu ambiente não interferirem na reunião.

Avise quem mora com você que está em uma reunião
Trabalhar em casa pode ser um desafio para quem mora com outras pessoas, principalmente crianças. No entanto, você pode reduzir as interrupções ao avisar para todos que estará em uma reunião que exige o máximo de silêncio possível.

Escolha um ambiente mais tranquilo e afastado de locais onde há maior concentração ou passagem das outras pessoas para garantir o conforto de todos e a sua privacidade.

Desligue aquilo que faz perder sua concentração
Outra dificuldade é focar somente no que está sendo feito naquele momento. Por estarmos em um ambiente mais pessoal, é fácil se perder nas mensagens e ligações no celular, em outros sites ou até mesmo em distrações na televisão.

Por isso, observe o que prejudica a sua concentração e tente manter essas coisas mais afastadas durante as reuniões online. Se o problema é o celular, você pode desligar o Wi-Fi temporariamente, colocar em modo avião ou apenas manter o aparelho em outro cômodo, por exemplo.

A reunião online pode ser um momento divertido!
Não é só porque as reuniões online são de trabalho que não podem ser realizadas de forma descontraída e divertida. Para quebrar a seriedade, aumentar a interação entre as pessoas e manter um clima agradável, algumas brincadeiras podem acontecer — desde que sejam em momentos oportunos e de forma extremamente respeitosa com todas as pessoas presentes.

Essas brincadeiras podem ajudar bastante a se reconectar com colegas de trabalho, já que o trabalho remoto, ao aumentar a distância física entre as pessoas, pode dificultar o estreitamento das relações. Aproveite as reuniões online para criar esse vínculo e deixar o ambiente de trabalho ainda melhor para você e para seus colegas!

Fonte: Hotmart Aprenda

Fonte: Flowing