• 1 março, 2022

Como se autoconhecer? 6 dicas para desenvolver o autoconhecimento!


Evoluir o autoconhecimento fará com que você visualize um panorama do seu passado e de seu atual contexto, podendo se preparar melhor para o futuro. Portanto, essa é uma das soft skills que você precisa aprimorar! Então, acompanhe os tópicos que abordaremos neste texto!

1. Entenda sua trajetória pessoal e profissional

Uma das primeiras coisas que deverão ser feitas na prática do autoconhecimento é um balanço sobre sua trajetória pessoal e profissional. Para isso, é interessante colocar no papel todos os marcos importantes da sua vida que representaram um ponto de mudança significativo para você.

Não se preocupe quanto ao formato, pode ser em uma linha do tempo, fluxograma, desenho, ou o que achar melhor! O importante é que seja algo visual para facilitar a observação de todos esses marcos. A partir disso, você vai ser capaz de compreender como chegou onde você está nesse momento.

2. Conheça seus pontos Fortes e Fracos

Enxergasr seus pontos fortes e fracos pode ser um pouco difícil no começo, mas você pode contar com ajuda de alguns testes de personalidade e ferramentas.

Uma delas é a análise SWOT, uma ferramenta consiste em uma exposição visual de suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Essa técnica é tão útil que pode ser utilizada também no âmbito profissional, para identificar em que ponto as coisas não estão indo muito bem.

3. Feedback: deixe as pessoas te ajudarem a se autoconhecer!

Amada por uns e temida por outros, essa poderosa ferramenta consiste em um retorno qualitativo sobre determinado tópico, em que outra pessoa dá seu parecer sobre algo. Independente de como você lida com feedbacks, essa técnica é muito eficaz para o autoconhecimento, já que diversas vezes nossa própria visão nos consome. Com isso, não conseguimos enxergar nossos próprios pontos de melhoria. 

Porém, a forma como você lida com feedbacks demonstra quais e onde estão alguns de seus bloqueios. Para muitas pessoas, feedbacks acabam se tornando sinônimos próximos de críticas, o que acaba sendo gatilho para diversos mecanismos de defesa, especialmente se você for uma pessoa perfeccionista. 

Tenha em mente que outras pessoas podem nos ajudar no processo de autodescobrimento e que isso é saudável — desde que elas entreguem feedbacks construtivos e não apenas elogios que queremos ouvir ou críticas sem ação propositiva, é claro.

Além disso, seja uma pessoa disponível para receber feedbacks. Tente não levá-los a nível pessoal, como um ataque às suas capacidades intelectuais ou técnicas. Para isso, tente nutrir o sentimento de que a evolução é necessária e constante, e que nunca sabemos tudo sobre determinado assunto. Dessa forma, será mais fácil aceitar quando alguém levantar um ponto a ser melhorado e você será uma pessoa ainda mais colaborativa.

4. Programação Neurolinguística (PNL)

A programação neurolinguística (PNL) é uma ciência que busca em modelos mentais padrões para nos auxiliar a descobrir de que modo se dá nossa aprendizagem e comportamentos. Ela é uma grande aliada do autoconhecimento por buscar cientificamente maneiras de organizar nossos sentimentos em relação a nós mesmos, às outras pessoas e à realidade. 

Portanto, estudar um pouco mais sobre PNL pode ajudar seu processo de autoconhecimento por meio das diversas técnicas e teorias que explicitam nossos padrões mentais, fazendo que conheçamos melhor nossos comportamentos. É como se fosse um “hack” para o autoconhecimento, logo, vale muito a pena conferir mais sobre o assunto! 

5. Livros sobre autoconhecimento

O autoconhecimento é um assunto muito em alta e que tem sido estudado por diversas pessoas profissionais de muitas áreas. Desse modo, muitos livros estão sendo lançados com o intuito de auxiliar as pessoas a entenderem ainda mais sobre si mesmas e conseguirem progredir no desenvolvimento dessa característica. Algumas pessoas autoras renomadas nessa área são Mario Sérgio Cortella e Carol S. Dweck.

6. Exercícios de autoconhecimento

Por fim, podemos exercitar o autoconhecimento com algumas práticas úteis, que serão explicitadas a seguir:

Mindfulness

O mindfulness é, ao mesmo tempo, uma ferramenta para nosso autodescobrimento e uma característica inerente das pessoas. Por ser uma prática fácil, ela é perfeita para treinar o contato com seu eu interior, conhecendo-o por completo. Além de ajudar nessa descoberta, o mindfulness ainda ajuda a reduzir o estresse, aumentar o foco e potencializar a memória. 

Essa prática muito famosa é adotada por diversas instituições e empresas como parte de sua grade de horários devido ao fato de que ele, comprovadamente, melhora o bem estar e desempenho pessoal. Portanto, o mindfulness pode ser um grande amigo de quem está no processo de autoconhecimento. 

Seja uma pessoa aberta a novas experiências!

Novas experiências significam novos desafios e emoções, que também são sinônimos de crescimento pessoal. Não tenha medo de lançar-se ao desconhecido, pois é somente com esse embate de experiências fora da zona de conforto que nos conheceremos de fato. 

Autoconhecimento é uma habilidade que pode ser o diferencial na vida de qualquer pessoa — tanto profissional quanto pessoal. Por meio dele, podemos impressionar no Storytelling em uma entrevista de emprego, compreender melhor nossas fraquezas e limitações, melhorar nossas relações interpessoais e, consequentemente, nos tornarmos indivíduos com maior inteligência emocional. Para começar o processo de autoconhecimento, precisamos refletir sobre nossas vidas e aprender sobre quem de fato somos. 

Fonte: Betrybe

Fonte: Flowing