• 15 fevereiro, 2022

Como realmente descansar após o trabalho

Grupos no Whatsapp, notificações de novos emails, e mensagens fora do horário de trabalho. Para muita gente, deixar de pensar nas tarefas pode ser um desafio. Muitas vezes, a jornada de 8 horas diárias pode acabar extrapolando barreiras e ocupando espaços que deveriam ser dedicados a você, sua família e amigos ou outras atividades de prazer.  Se você é o tipo de pessoa que sente que não existe descanso entre um dia e outro de trabalho, saiba que existem atitudes que podem tornar esse intervalo mais proveitoso para sua saúde física e mental. 

Antes, o que realmente significa descansar?

O descanso é aquele momento em que você diminui o ritmo e relaxa seu corpo e sua mente. É o espaço de tempo necessário em sua rotina para que exista equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional.  Esse momento de calma vai além do ato de simplesmente dormir, pois você não terá a sensação de descanso se continuar pensando no trabalho o tempo todo. Manter uma rotina estressante em que você não consegue se desconectar com seus compromissos profissionais pode ser exaustante e pôr em risco sua performance e sua saúde.

Como descansar após o trabalho

Separamos sugestões do que você pode fazer para diminuir o ritmo do trabalho e descansar após o trabalho. Lembre-se de que essas dicas servem para poupar sua saúde física e mental, contribuindo diretamente na sua produtividade dentro do escritório. Confira:

1. Esqueça o grupo de WhatsApp do trabalho

A não ser que exista alguma emergência, é indicado que você deixe de acompanhar grupos de WhatsApp do trabalho em seu momento de descanso. Comunique isso diretamente para quem trabalha com você e deixe claro quais são os melhores canais para te contatar fora do expediente.  Vale o mesmo para o email. Resista a tentação de checar – e responder – as mensagens durante o período de descanso. 

2. Pare de pensar em problemas do trabalho

Problemas no trabalho sempre existirão, mas você não deve deixar que isso afete outras áreas da sua vida. Carregar o estresse do escritório para outros ambientes, como a sua casa, pode afetar negativamente seus relacionamentos.  Além disso, não é saudável ficar com esses problemas martelando na sua cabeça. Em um cenário ideal, você deve deixar as questões do trabalho de lado ao aproveitar o agora com pessoas especiais ou fazendo coisas que você ama.

3. Distraia sua mente com outros assuntos

É aqui que entra a importância de hobbies e outras atividades dentro de sua rotina. Sua mente não pode se preocupar com o trabalho o tempo todo, mas também é preciso ocupar esse espaço com tarefas que te dêem prazer e entretenimento.  Se você não tem nenhum hobby em mente, tente assistir um filme quando se sentir sobrecarregado, aliviando as tensões ao ocupar a sua mente com uma trama completamente diferente de sua rotina, ou praticar um exercício físico. Já é comprovado que os movimentos musculares ajudam a aliviar a tensão gerada pelo estresse.

Fonte: Glassdoor

Fonte: Flowing