• 16 fevereiro, 2020

Como planejar as finanças dez anos antes de se aposentar

Confira essas dicas para se organizar financeiramente –e sem sustos—na reta final


Para muita gente, guardar dinheiro para a aposentadoria não é uma prioridade financeira durante muitos anos. Mas conforme a idade de parar de trabalhar vai se aproximando, é preciso se preparar financeiramente para ter uma velhice tranquila. Por isso, a Forbes traz seis dicas para organizar as finanças na última década antes de se aposentar.

Entenda qual é a sua situação

Para saber como você está financeiramente nessa fase da vida, descubra quanto dinheiro você tem. Para isso, subtraia o que você deve (dívidas, financiamento de imóvel ou carro) do que você tem (saldo da conta, previdência, investimentos e imóveis, por exemplo).

Fazer uma boa análise de como estão as suas finanças é uma maneira de planejar uma velhice mais tranquila
Fazer uma boa análise de como estão as suas finanças é uma maneira de planejar uma velhice mais tranquila

Projete as despesas futuras

A maioria das pessoas acredita que na aposentadoria vá gastar de 20% a 30% do que no atual momento. No entanto é preciso levar em conta o que você vai querer fazer (como viajar ou comprar uma casa) e listar todos os custos que você planeja ter.

Reduza as dívidas

Ninguém quer passar a aposentadoria se preocupando com as dívidas que tem para pagar. Então aproveite essa última década para colocar a casa em ordem e quitar não só as dívidas e os empréstimos mas também os financiamentos.

Planeje o sonho

Aproveite que ainda terá tempo para guardar dinheiro e planeje quais são seus sonhos de consumo e viagem. Descubra quanto esse sonho custará e faça um planejamento para guardar dinheiro para realizar esses desejos.

Pense na saúde

Com a idade, os gastos com a saúde tendem a aumentar consideravelmente. Por isso é bom fazer um levantamento geral do seu estado de saúde para entender quais serão as suas necessidades no futuro e de quanto dinheiro você vai precisar para cobri-las.

Converse com um especialista

Se você não é da área financeira, converse com um especialista no assunto para traçar o plano mais adequado para como você quer viver na aposentadoria e compartilhar as suas dúvidas e preocupações.

FONTE: Viva a Longevidade

Fonte: Flowing