• 31 agosto, 2022

Como o otimismo pode ajudar você subir na carreira

Observando a vida e a profissão com otimismo

Num mundo marcado por constantes mudanças, o profissional deve estar preparado para enfrentar os desafios da sociedade atual. 

Há várias maneiras de lidar com as situações. Dos mais otimistas aos pessimistas, as pessoas poderão assumir diferentes posturas perante os imprevistos e os obstáculos. Nestas circunstâncias, o otimismo poderá ser uma competência fundamental a ser exercitada. 

Neste artigo, a MetLife apresenta para você argumentos de como o otimismo poderá ajudar você a subir na sua carreira profissional. 

Otimismo e pessimismo: as duas faces da moeda 

Imprevistos acontecem e obstáculos existem. A diferença está na forma como lidamos com estas situações. Uma ideia para compreender melhor é usar a metáfora das lentes. A realidade é a mesma, o que se altera é a maneira como se olha para ela.  

Ou seja, quais são as lentes que você usa. As pessoas otimistas costumam olhar a vida e as situações menos favoráveis com a perspectiva de que tudo é passageiro e irá melhorar. 

Ao contrário, o pessimista perceciona a realidade com fatalismo e não encontra ferramentas para lidar com os problemas que aparecem.  

Otimismo e tempo 

A relação de uma pessoa com o tempo é fundamental para uma atitude otimista. A certeza de que tudo é temporário, sustenta a posição de uma pessoa otimista perante a vida, de forma geral, assim como na carreira profissional, em específico. Como sabem que tudo é passageiro, mais facilmente focam-se no presente. 

Criatividade e Inovação 

Pessoas otimistas, geralmente, são criativas. E a explicação é simples. Por norma geral, as pessoas otimistas percebem nas situações, sejam elas positivas ou negativas, oportunidades de aprendizagem. E neste processo, soluções criativas e inovadoras.  

Obstáculos não são crises e pessoas otimistas sabem disso. Enquanto profissionais, ser otimista poderá ser uma ferramenta importante para encontrar soluções criativas e inovadoras para situações desafiadoras. 

Não sofrer por antecipação 

Esta é uma lição que as pessoas otimistas já aprenderam. Sofrer por antecipação para além de causar estresse desnecessário, não resolve problemas. A preocupação é uma forma de preencher a mente, ocupando-a, com situações que ainda não aconteceram. E não preparam para lidar com elas. Profissionais excessivamente preocupados, sofrem por antecipação e são mais estressados. 

Otimistas são mais empáticos 

A empatia é a uma chaves fundamentais para uma vida plena e um desenvolvimento profissional promissor. Pessoas empáticas colocam-se, com facilidade, no “sapato dos outros”, ou seja tem uma maior capacidade de compreender as outras pessoas, inclusive os mais pessimistas. Num ambiente corporativo, de intercomunicação, pessoas empáticas e otimistas desempenham um papel fundamental na construção e manutenção de relações profissionais mais saudáveis. 

Ser otimista: como fazer? 

Ser otimista é um estado de espírito que poderá ser cultivado. Ações diárias simples podem ser incorporadas no seu cotidiano e no ambiente corporativo. Gentileza gera gentileza. Pessoas otimistas são agradecidas e valorizam as coisas simples da vida. E isso contribui para serem gentis. 

Assim como o pessimismo, contamina as relações pessoais, o otimismo poderá contribuir para o cultivo de relações profissionais e pessoais mais produtivas e benéficas. 

Fonte: MetLife

Fonte: Flowing