• 27 julho, 2020

Como melhorar a escola em casa2 min


Durante a quarentena, muitos pais estão lidando em casa com a educação dos filhos — e conciliando essa tarefa com o trabalho, as compras e a faxina, entre outras atividades. Não é tarefa das mais fáceis, por isso o The New York Times traz quatro dicas para os pais que buscam melhorar a experiência do aprendizado em casa durante a pandemia de Covid-19.

Compartilhe dificuldades

Reserve um tempo do dia para pensar em como você está se sentindo, sugere a educadora Katharine Hill. Como a experiência de aprender à distância é nova para muitos pais, é importante conversar com cônjuges, amigos ou até escrever o que você está sentindo e o que está ou não funcionando.

Converse com as crianças

Também é importante sentar para conversar a cada dia com seus filhos para saber o que estão achando da experiência, como foi a aula, se estão tendo dificuldades. E prestar atenção ao ânimo da criança: quando ela acorda de mau humor, por exemplo, de nada adiantará obrigá-la a seguir uma programação rígida.

Descubra a prioridade

Como é impossível dar conta do trabalho dos professores, converse com eles para descobrir qual é a competência essencial que as crianças devem aprender neste ano letivo. Depois, tente inserir esse treino de competência nas atividades do dia a dia. Se a prioridade é escrever, por exemplo, incentive a criança a escrever sobre como fazer um sanduíche ou construir um forte de travesseiros. E proponha usar uma lousa ou papel sulfite, em vez de ficar só no computador.

Incentive o aprendizado

Em vez de se preocupar em não perder nenhuma aula virtual, pense em quais são os interesses dos seus filhos e como você pode ajudá-los a ter mais vontade de aprender sobre isso. Afinal, um dos pontos mais importantes da educação básica é despertar na criança o amor pelo aprendizado.

Fonte: Viva a Longevidade 09/07/20