• 8 setembro, 2022

Como fortalecer os relacionamentos?

O nosso autocuidado fala muito sobre nós mesmos mas também envolve os nosso relacionamentos com as outras pessoas! Saiba como fortalecer os relacionamentos:

Três décadas atrás, eu casei com o homem que eu sabia que iria passar o resto da minha vida. Nós dois tivemos uma infância difícil, o que nos ajudou a aprender muito sobre a sobrevivência, defesa e proteção. No entanto, nós nunca soubemos como manter um relacionamento bem sucedido.

Fizemos inúmeras aulas sobre comunicação e isso nos encheu de orgulho, pois tivemos coragem de correr atrás de ações positivas. No entanto, apesar dos nossos melhores esforços, algo ainda estava faltando.

Tiveram momentos em que a relação se tornou sufocante e com isso novos tipos de problemas surgiram. Eu fiquei doente por dizer “nós” o tempo todo, eu já não dizia mais “eu”. Uma vez, quando eu fiquei doente, eu tive que dormir em um quarto diferente. Neste tempo eu fiquei fascinada e preocupada ao mesmo tempo, porque eu estava simplesmente amando ficar sozinha. 

Como fortalecer os relacionamentos: A reconexão.

Sim, nós tínhamos aprendido sobre a reconexão, para reparar os nossos problemas e para aprofundar nossa intimidade. No entanto, ainda não tínhamos descoberto o passo crucial necessário para manter o nosso relacionamento saudável.

Quando se trata de amor, temos duas tarefas essenciais. A tarefa um é, como a maioria das pessoas sabem: aprender as habilidades e práticas que permitem os relacionamentos darem certo. A outra lição é menos familiar para a maioria das pessoas, mas ainda é importante: devemos aprender a amar a nós mesmos.

Por amor próprio, não me refiro ao tipo de vaidade que é alimentado por dinheiro, poder, influência e a admiração dos outros. O tipo de amor que eu quero dizer é aquele que nos leva ao autocuidado, não só da nossa saúde física, mas também das nossas mentes e corações.

É o tipo de amor que nos liberta para descobrir e promover o nosso verdadeiro propósito na vida.

Para amar alguém de forma incondicional, precisamos nos tornar a nossa prioridade, para que seja possível integrar as duas forças: o “eu” e o “nós”.

Deixe-me ser clara sobre as três coisas que não são fixas: 
  • O constante estado de felicidade.
  • Um estado permanente de aceitação, amor e equilíbrio.
  • Um sentimento permanente de bem-estar.

Sua aceitação de todas as partes de si mesmo faz você todo. 

Aqui estão cinco práticas de como fortalecer os relacionamentos:

  1. Gaste tempo com você mesmo.
  2. Autoestima equilibrada com a autocrítica.
  3. Encontre uma prática que te ajude a focar em você!
  4. Faça uma reflexão sobre você.
  5. Desenvolva a prática da gratidão.
1. Gaste tempo com você mesmo.

Uma vez ouvi alguém dizer que gastar tempo com você mesmo é a maior prática você pode fazer. Eu não entendi a importância disso.

Eu não entendia a importância porque eu confundia estar sozinha com ser uma pessoa solitária. 

Levei anos para descobrir o prazer de caminhar na natureza, explorar um museu de arte, ou simplesmente passear no mercado sozinha. 

2. Equilibre a sua autoestima com a sua autocrítica.

Às vezes as pessoas confundem o amor próprio com a autoindulgência. Desafiar a mim mesmo é importante, mas deve ser feito com compaixão. Aprender a amar a si mesmo, apesar de suas imperfeições permite-lhe aceitar as imperfeições dos outros.

3. Encontre uma prática que te ajude a focar em você. 

Sentar em uma posição de lótus e concentrar-se em sua respiração pode te permitir a encontrar o foco. Há também outras práticas como a meditação Zen, a meditação andando e outras. 

Além disso, existem métodos de centralização que são poderosos para a auto-reflexão, como: a dança, a arte, a escrita e a oração. 

4. Faça uma reflexão sobre você. Explore a sua mente.

Corpo: Eu estou satisfeito com as maneiras que eu estou nutrindo o meu corpo? Como posso fazer melhor? Examine sua nutrição, exercícios, flexibilidade, resistência e o bem-estar cardíaco.

Mente: Estou me sentindo alimentado, desafiado e interessado? Estou crescendo e evoluindo?

Espírito: Estou satisfeito com a definição que eu tenho por espírito? Como posso entrar mais em contato com o meu espírito? Há um lugar dentro de mim onde eu posso encontrar paz, sabedoria e orientação?

Emocional: Como vou lidar com os meus desafios atuais? Existe um fluxo de sentimentos diferentes ou eu me encontro preso em uma emoção? Eu me sinto equilibrada?

Social: Como estou conectado com as pessoas em minha vida (família, amigos, parceiros, colegas de trabalho)? O que está funcionando? E no que eu quero melhorar? 

5. Desenvolva uma prática de gratidão diária.

Pergunte a si mesmo sobre as vitórias que você teve durante a semana. Reconheça os seus valores.

Como você pode explorar estas cinco técnicas, você pode descobrir outras. 

Você vai descobrir que você já tem tudo dentro de si, é só você abrir a porta!

Quando nos sentimos bem com nós mesmos, estamos mais propensos a se sentir generoso com os outros. 

Sentimo-nos seguros, reconhecemos as nossas deficiências e perdoamos a nós mesmos, desta forma, nos tornamos capazes de se abrir para os nossos parceiros de todo o coração.

Agora que você já sabe como fortalecer os seus relacionamentos, é só colocar as dicas em prática!

Fonte: Eyhe

!

Fonte: Flowing