• 8 maio, 2020

Como evitar as distrações

Seres humanos são pateticamente propensos à distração. É fácil, de um jeito quase cômico, pararmos de nos concentrar em qualquer coisa aparentemente importante e desviarmos nossa atenção para algo imediatamente gratificante ou interessante e, com certeza, muito menos produtivo, como as notícias na televisão ou na internet, a carreira de um famoso de destaque pego com COVID, o que o filho está fazendo de bagunça, redes sociais, o almoço para preparar, entre muitos outros. Todos sofremos de distração, mas, coletivamente, temos relutado muito em dar passos efetivos para enfrentar isso.

Nos ambientes corporativos, em um mundo pré-covid, por exemplo, aderimos aos escritórios em conceito aberto e estabelecemos indicadores que só serão atingidos se uma pessoa for capaz de manter sua capacidade de distração sob total controle. Ainda assim, a distração continua minando nossa produtividade em um grau impressionante, porque quando estamos verdadeiramente focados, é incrível o que conseguimos realizar em um curto espaço de tempo. Portanto, é chocante imaginar o que seria possível fazer se a nossa atenção não ficasse sempre vagando por aí.

Hoje sabemos que a atividade que mais demanda a nossa atenção é o trabalho, e devemos levar muito a sério o desafio de conseguirmos prestar atenção nas tarefas que são consideradas importantes e pararmos de nos distrair excessivamente.

Sabemos que pode ser que passemos anos nos concentrando em produzir relatórios ou preparando outros materiais, ponderando a melhor forma de dar feedback ou avaliar as opções de resolver diversos desafios ao longo do dia. Conseguiremos, mas, do jeito que as coisas estão, de forma muito menos eficiente do que o ideal. Durante boa parte do tempo, seremos pagos para nos arrastar mentalmente de volta à tarefa que estiver em nossas mãos. Isso, durante mais um período minúsculo e antes de sentirmos o chamado de um devaneio, como a a especulação sobre onde alguém comprou aqueles sapatos novos, o jeito irritante como o nosso cabelo está desajeitado, a decisão sobre o que comer no almoço…

Se você quiser exercitar sua mente a focar em algo sério e produtivo, provavelmente terá de dar alguns passos bastante radicais para que isso aconteça. Talvez você possa parecer estranho ao fazer coisas que algumas pessoas consideram um tanto peculiares, mas isso só acontece porque nossa sociedade ainda não admitiu para si mesma como a distração realmente toma conta de nós.

FONTE: The School of Life

Fonte: Flowing