• 5 outubro, 2021

Como está sua saúde financeira?

Uma maneira lúdica de entender a saúde financeira é compará-la com a saúde física. A pessoa que se organiza busca o médico pelo menos uma vez por ano para fazer um checkup, faz alguns exames e verifica se está tudo bem. Com o dinheiro não é diferente, pois a gente precisa cuidar do que ganha e do que gasta.

Para ter saúde física, a pessoa come direitinho, faz atividades físicas e dorme bem. E ela faz isso a curto, médio e longo prazos. Afinal, sabe que precisa cuidar agora para ter qualidade de vida mais tarde. Então, você também precisa pensar em sua saúde financeira como tendo vários prazos. Além disso, você deve refletir sobre quanto ganha, o quanto investe, guarda e gasta.

Parece fácil, não é mesmo? Mas não é! Você precisa se organizar, se informar e ter consciência para ter uma boa vida financeira. Então siga estas dicas:

O que é saúde financeira?

A regra básica da saúde financeira de uma pessoa ou de uma empresa é sempre gastar menos do que ganha. Além disso, é vital investir, guardar e planejar. Assim, em uma emergência, a pessoa tem uma quantia guardada e também pode ter uma certa tranquilidade no futuro.

Aversão à perda

Um aspecto vital na vida financeira de qualquer pessoa é tomar decisões. Ou seja, “Como vou investir o dinheiro e ter retorno garantido?” “Quanto devo guardar para ter bons rendimentos?”

Pessoas com aversão à perda têm medo de investir em ações que tenham algum risco. Ou, ainda insistem em tomar decisões financeiras que não deram certo, pois não admitem perder.

Com esse modo de agir na questão financeira, as pessoas vivem apegadas às perdas e não aos ganhos, mesmo que os ganhos sejam maiores. Estão ligadas o tempo todo ao medo de ter prejuízo. O que ocorre é que este medo pode gerar transtornos emocionais e o indivíduo precisa de ajuda psicológica.

Quais são os benefícios da saúde financeira boa?

Cada pessoa se afeta de forma diferente pela sua vida financeira. Mas, no geral, uma saúde financeira boa traz tranquilidade, estimula os projetos pessoais e coletivos, melhora as relações sociais e a qualidade do sono.

Quando se cuida do dinheiro que se ganha, os níveis de estresse são baixos e o quadro de bem-estar é maior.

Como saber se eu tenho uma vida financeira saudável?

A definição de saúde financeira pode variar de pessoa para pessoa. Então, é bom que algumas perguntas sejam feitas para que cada um saiba se está de bem com o seu dinheiro ou não. Confira:

  • Eu consigo cobrir minhas despesas mensais só com o salário mensal?
  • Tenho dívidas altas no cartão de crédito que não consigo pagar de forma integral?
  • Uso o cheque especial ou empréstimo para cobrir minhas necessidades financeiras?
  • Eu conseguiria cobrir minhas necessidades financeiras se tivesse uma despesa inesperada?
  • Como ficaria a minha vida financeira caso eu tivesse uma perda de receita?
  • Tenho uma tabela ou um caderno de anotações para acompanhar minhas receitas e despesas?
  • Consigo guardar alguma quantia mensal?
  • Analiso as despesas a curto, médio e longo prazos, fazendo a famosa pergunta: “Preciso disso?”

    Cuide da sua saúde mental
    Você leu até aqui que cuidar do dinheiro com um bom planejamento traz bem-estar. Então, saúde financeira é coisa séria e merece atenção.

Essa atenção não é só como guardar e como investir, mas também o cuidado emocional: estresse, ansiedade, depressão, noites mal dormidas. Afinal, a regra é fazer o dinheiro proporcionar tranquilidade e garantir qualidade de vida e não transtornos.

Invista o dinheiro poupado
Investir significa aplicar o dinheiro em algo que renda algum juro ou outro tipo de correção. Este dinheiro fica guardado em alguma instituição financeira. Então, isso é bom, pois a tendência é respeitar o prazo que ele deve ficar lá (curto, médio e longo). Então, se você aplicou um valor a médio prazo, e só poderá mexer nele daqui a 12 meses, você não cairá na tentação de gastá-lo, pois perderá os juros.

Outra forma de investir o que foi poupado é em algo material que gerará mais dinheiro. Se você trabalha com música e quer comprar um instrumento que vai melhorar o nível dos shows, por exemplo, vale a pena.

Conheça muito bem seu orçamento
A melhor maneira de fazer isso é ter uma planilha de receitas e gastos. Nesta planilha, deixe bem claras as despesas fixas, como aluguel, luz, telefone, internet, por exemplo, e as despesas momentâneas, aquelas que não são fixas.

É importante organizar as despesas do cartão de crédito e ficar de olho até quando você terá parcelas para vencer.

Descreva desejos e necessidades. A torneira do banheiro precisa ser trocada pois está pingando e isso gera desperdício e aumento da conta de água, então isso é uma necessidade. Digamos que você tenha visto um tapete novo para a sala e queria muito comprar. Daí você precisa fazer a pergunta: “Preciso disso?” “Posso esperar entrar o décimo terceiro salário para adquiri-lo?”

Não misture despesas pessoais com as do seu negócio
Essa é uma regra indispensável, que não pode ser quebrada: as contas pessoais devem ser separadas das contas da empresa, inclusive material de limpeza, o cafezinho e tantas outras. Pessoas e empresas devem ter contas bancárias separadas e nem por um momento o proprietário deve retirar qualquer quantia da empresa para pagar contas pessoais.

Os especialistas explicam que isso vira um hábito e, depois, desorganização e falta de controle.

Se você é empresário, todos os anos, sua empresa passa por um balanço para verificar como está a situação financeira. Neste momento, tudo é verificado: dívidas, lucros, investimentos, pagamentos etc. Neste momento, você deve ficar atento aos sinais vermelhos da sua empresa e não fechar os olhos para eles, pois acumular dívidas só vai aumentar o seu problema.

Quanto a sua vida financeira pessoal e familiar, reforçamos que é vital ter uma planilha. Ou seja, planejar gastos a curto, médio e longo prazos e, em especial, conversar com a família sobre dinheiro.

E, por fim, se você perceber sinais de que as suas finanças estão provocando ansiedade, perda de sono e preocupação em excesso, você deve buscar ajuda de um psicólogo.

Fonte: Texto retirado do blog Eurekka
Link: https://blog.eurekka.me/saude-financeira/

Fonte: Flowing