• 8 janeiro, 2022

Como criar e seguir uma lista de leitura para seu aprimoramento pessoal

Você já parou para pensar em como o hábito de ler mudou nos últimos tempos? Há 50 anos, tínhamos à disposição livros físicos, jornais e poucas revistas semanais para nos manter informados e aprimorar os nossos conhecimentos. 

Hoje, somam-se a esses meios toda a internet e mais ainda e-books e revistas digitais, isso sem falar em aplicativos e newsletters que nos enviam mensagens e notificações várias vezes durante o dia. Será que isso melhora nosso acesso à boa informação? Dependendo do seu objetivo, pode ser que não. 

Nós da MetLife, sempre atentos em formas de oferecer soluções para sua vida ser mais produtiva e feliz, separamos algumas dicas para você montar e – mais importante – manter em dia uma lista de leitura focada em seu aprimoramento pessoal. Afinal, de quem vale tanta informação se não pudermos atuar de forma crítica sobre ela, certo?

Organize a sua fila

Uma boa lista de leitura ajuda você a criar um ritmo mais produtivo para dar conta de mais livros em menos tempo. Isso porque ao se planejar, você consegue ter uma visão geral do desafio e ir dedicando mais horas e eles. Além do que, caso esteja com um objetivo mais específico, como preparação para algum concurso, otimizar que títulos você precisa comprar e/ou ler primeiro.

Uma boa dica para montar uma lista de leitura é, às vezes, intercalar obras mais leves com outras mais densas ou, então, posicionar um ou mais livros que você quer ler “por prazer” em meio a sua lista objetiva. Assim, você consegue curtir mais as horas dedicadas!

Uma boa lista, na verdade, é aquela que você consegue cumprir. Logo, para fazer a lista em si lápis e papel já dariam conta. Mas, é claro que com a tecnologia atual, você conta com algumas facilidades. 

Um aplicativo bem interessante, por exemplo, é o WunderList. Ele foi criado para você fazer listas de tarefas para qualquer atividade, na verdade. Mas, ao criar sua lista de leitura, você conta com a vantagem de poder fazer pequenos comentários em cada item, atribuir uma data de conclusão entre outras funcionalidades. Tudo em nuvem e com sincronia garantida entre desktop e celular.

Reserve um momento para leitura focada

Depois de criada a lista, o próximo passo é encarar a tarefa. Ler é uma atividade que requer foco, atenção e, dentro do possível, um ambiente preparado para isso. Isso quer dizer que você tem que ter uma sala de leitura exclusiva? Não. 

Mas você pode criar esse espaço. Use por exemplo o momento em que sua sala de estar está mais tranquila. Ou meia hora antes de sair para o trabalho ou, se conseguir, o Metrô. O importante é criar um espaço em sua rotina.

Uma boa dica para ajudar na criação desse espaço é utilizar playlists específicas para foco e atenção, facilmente encontradas nos serviços de streaming de mercado. Elas cumprem a função de isolar o ambiente externo ao mesmo tempo em que relaxam.

Não leia só por ler

Você fez a lista, se preparou para ler e fechou o primeiro título. Será que é hora de partir para o segundo e assim sucessivamente? Nem sempre. Dependendo do objetivo de sua lista, pode ser que algum tipo de resumo ou fichamento seja necessário. Um resumo crítico vai ajudar você a fixar o que leu, os pontos mais importantes e, claro, a ligação deste livro com os demais. 

Uma boa forma de trabalhar esses resumos é submetê-los a outros leitores. Sites como Skoob e Goodreaders têm cara de rede social e são focados em leitores aficcionados que adoram compartilhar os seus entendimentos sobre as mais variadas obras. Crie contas em sites assim e compartilhe o que leu. Seu conhecimento só tende a crescer!

Com uma boa lista de leitura, dicas simples e algum tempo disponível fica mais fácil manter o delicioso prazer da leitura. 

Fonte: Metlife

Fonte: Flowing