• 6 janeiro, 2021

Como conquistar a confiança com 5 dicas cientificamente comprovadas?

Pequenas atitudes praticadas em momentos diversos podem te ajudar a desenvolver confiança.

Confiança pode ter diversos significados. Na psicologia, por exemplo, essa habilidade é definida como a capacidade de uma pessoa em ter pensamentos otimistas em relação às intenções de outro alguém. Assim, quanto maior o conhecimento sobre como uma pessoa vai reagir a determinada situação, maior o grau de confiança.

É muito comum achar que a confiança é algo difícil de ser conquistado. Mas, assim como outras habilidades, é possível conquistá-la com pequenas ações no cotidiano. Lembra da entrevista de emprego que deu certo? Pensar nela já é uma atitude que vai te trazer mais otimismo para uma nova oportunidade de trabalho.

O site da Galileu reuniu 5 dicas cientificamente comprovadas para aumentar ou conquistar a confiança tão desejada. Confira:

Relembrar momentos de confiança

De acordo com um estudo publicado no Journal of Experimental Social Psychology, relembrar algum momento de confiança pode deixar uma pessoa mais determinada e confiante. Por sinal, pensar nisso antes de uma entrevista de emprego pode impressionar os recrutadores, segundo a pesquisa.

Aprender e melhorar as habilidades

Aulas de idioma, de informática, artes… quando uma pessoa participa de cursos, ela tem melhora na saúde, fica menos propensa a ter depressão e visita médicos com menos frequência. São essas as conclusões do estudo do Departamento de Negócios, Inovação e Competências do Reino Unido. Estudar, segundo a pesquisa, ainda aumenta a autoconfiança e as aspirações de alguém em querer a melhorar a carreira e o salário.

Vestir-se pode aumentar a confiança profissional

O que nós vestimos pode influenciar nossa segurança e autoconfiança? Sim, de acordo com uma pesquisa da Universidade Northwestern (Estados Unidos). Os pesquisadores perceberam que uma roupa traz segurança e confiança profissional, dependendo de como é usada. Por exemplo, o estudo mostrou que pessoas vestindo um jaleco branco de médico (associado a inteligência e proteção) se sentiam melhores e tiveram um maior desempenho nos testes realizados.

Inspirar-se em sua celebridade favorita

Observar as características e qualidades da sua celebridade favorita pode te deixar uma pessoa mais confiante e segura, mostrou um pesquisa publicada na revista Personal Relationships. A partir de três estudos, a pesquisa identificou que pessoas com baixa autoestima tornam-se mais confiantes para se relacionar com outras pessoas e em outros ambientes quando se enxergam em suas personalidades prediletas.

Corrigir a postura te deixa com maior segurança

Não são só os problemas físicos que a postura ereta evita: segundo uma publicação da Psychological Science, manter a postura ereta deixa uma pessoa automaticamente mais segura. Além disso, a psicóloga Amy Cuddy, em uma palestra do TED Talks, explicou que corrigir a postura tende a aumentar os níveis de testosterona e diminuir os de cortisol (associado ao estresse). Bastam dois minutos por dia fazendo uma pose confiante para garantir essa mudança, sugere a especialista.

FONTE: Viva a longevidade

Fonte: Flowing