• 4 maio, 2022

Como congelar legumes crus para não perder nutrientes?

Seja como uma estratégia para ter acesso fácil a refeições mais saudáveis durante a correria da rotina ou então para evitar desperdícios de alimentos, saber como congelar legumes crus pode fazer a diferença na sua cozinha.

A boa notícia é que esse processo é simples e prático, basta prestar atenção ao tempo e formas de armazenamento corretos. Assim, você conta com itens nutritivos mesmo quando o tempo está curto para criar seu cardápio de alimentação saudável.

Como congelar legumes crus do jeito certo?

Separar e preparar os alimentos
Em primeiro lugar, comece elencando aqueles itens que não serão usados imediatamente, verificando se os itens estão frescos e em boa qualidade. Assim, faça a higienização correta e descasque, corte ou retire os talos, conforme as características de cada alimento, da mesma forma como se fosse usar o item numa receita naquele momento.

Como escaldar legumes para congelar
Esse processo, também chamado de branqueamento, impede a ação das enzimas que atuam sobre as verduras e os legumes, dessa forma prolongam a vida útil dos ingredientes.

Para isso, basta mergulhar os alimentos em uma panela com água fervente por alguns minutos (o tempo de cada item está listado logo abaixo). Passado o tempo indicado, retire os vegetais e então faça o choque térmico, levando para uma tigela com água fria e gelo, para interromper o cozimento. Por fim, deixe escorrer e seque bem para evitar que os legumes acumulem água durante o congelamento.

Hora de armazenar
O ideal é que os alimentos sejam embalados em recipientes herméticos de vidros, saquinhos ziplock ou potes de plástico com tampa. No caso dos saquinhos próprios para congelamento, lembre-se de retirar todo o ar possível da embalagem. Com esses cuidados, a maioria dos alimentos dura entre três e seis meses no congelador.

Além disso, algumas dicas podem tornar esse processo mais seguro:

  • Use etiquetas ou canetas próprias para identificar a data que o produto foi congelado e seu vencimento, organizando assim o que deve ser consumido antes.
  • Não lote o congelador, pois o ar gelado precisa circular entre os produtos armazenados.
  • É importante manter o congelador regulado, seco e em boas condições de funcionamento para que os alimentos não estraguem.

    Quando se falava em comprar comida pronta congelada, antes a ideia eram pratos super processados e cheios de conservantes. Hoje, quando se fala em refeições e porções congeladas, é possível contar com opções saudáveis e naturais.

Todos os legumes podem ser congelados?
A grande maioria das hortaliças podem ser congeladas. Entre os mais comuns estão brócolis, cenoura, abóbora, vagem, ervilha, pimentão e couve-flor. Existem, porém, exceções, dentre eles, os vegetais folhosos, como alface, rúcula e agrião. Para o congelamento, o ideal é usar verduras e legumes que passaram pelo processo de branqueamento.

O tempo de fervura para cada legume varia conforme suas características. Por isso listamos o tempo recomendado de escaldamento em água fervente antes do choque térmico:

Aipo – 3 minutos
Abóbora – 3 minutos
Abobrinha em pedaços – 2 minutos
Alcachofra – 10 minutos
Aspargo (tamanho médio) – 3 minutos
Berinjela – 4 minutos
Brócolis (flores com 4 cm) – 3 minutos
Cebolas – de 3 a 5 minutos
Cenouras em rodelas – 3 minutos
Couve-de-bruxelas (tamanho médio) – 4 minutos
Couve-flor – 3 minutos
Couve-galega – 3 minutos
Couve-rábano – 3 minutos
Chuchu – 3 minutos
Edamame – 5 minutos
Ervilhas com vagem – 2 a 3 minutos
Ervilhas fresca – 2 minutos
Favas (somente grãos) – 8 minutos
Milho na espiga (tamanho médio) – 9 minutos
Milho em grãos – 2 minutos
Mandioca – 5 minutos
Mandioquinha – 8 minutos
Nabo – 2 minutos
Nabo branco – 3 minutos
Pimentão (metades) – 3 minutos
Quiabo (vagens pequenas) – 3 minutos
Repolho (triturado/picado) – 1 minuto e meio
Vegetais com folhas verde-escuras – 2 minutos


Eles perdem seus nutrientes?

Toda grande mudança de temperatura altera a propriedade dos alimentos. Então seja o cozimento como o congelamento, existe sim uma perda de nutrientes e antioxidantes em relação aos alimentos frescos, consumidos in natura. Mas o congelamento é o método que menos altera o valor nutricional dos alimentos.

Qual o jeito certo de descongelar?
Não há mistério em como descongelar legumes crus. A maioria desses alimentos nem exige um descongelamento prévio, podendo ir pra panela, pro forno ou para airfryer ainda congelados. Caso vá preparar um prato frio ou servir o legume cru, deixe na geladeira um dia antes do uso. Outra ótima opção é o microondas, pois o aparelho geralmente já conta como uma opção para descongelar itens, basta apenas ficar atento ao tempo para não “cozinhar” seu legume.

Fonte: LivUp

Fonte: Flowing