O sentimento de pertencimento, também conhecido como necessidade de pertencer, refere-se a uma necessidade emocional humana de se afiliar e ser aceito por membros de um grupo. Exemplos disso podem incluir a necessidade de pertencer a um grupo de colegas na escola, ser aceito por colegas de trabalho, fazer parte de uma equipe atlética ou fazer parte de um grupo religioso.
O que queremos dizer com o sentimento de pertença? Um sentimento de pertencimento envolve mais do que simplesmente conhecer outras pessoas. Está centrado em ganhar aceitação, atenção e apoio dos membros do grupo, bem como em fornecer a mesma atenção aos outros membros.
A necessidade de pertencer a um grupo também pode levar a mudanças de comportamento, crenças e atitudes à medida que as pessoas se esforçam para se adequar aos padrões e normas do grupo.
Na psicologia social, a necessidade de pertencer é uma motivação intrínseca para se afiliar aos outros e ser aceito socialmente. Essa necessidade desempenha um papel em vários fenômenos sociais, como auto apresentação e comparação social.
O que inspira as pessoas a procurar grupos específicos? Em muitos casos, a necessidade de pertencer a determinados grupos sociais resulta do compartilhamento de algum ponto em comum.
Por exemplo, adolescentes que compartilham o mesmo gosto em roupas, música e outros interesses podem procurar uns aos outros para fazer amizades. Outros fatores que podem levar os indivíduos a procurar grupos incluem:
Muitas vezes as pessoas se apresentam de uma forma particular para pertencer a um grupo social específico. Por exemplo, um novo membro de uma equipe de esportes do ensino médio pode adotar as roupas e os maneirismos dos outros membros da equipe para se adequar ao resto do grupo.
As pessoas também passam muito tempo se comparando com outros membros do grupo para determinar o quão bem eles se encaixam. Essa comparação social pode levar um indivíduo a adotar alguns dos mesmos comportamentos e atitudes dos membros mais proeminentes do grupo, a fim de se conformar e obter maior aceitação.
Nossa necessidade de pertencer é o que nos leva a buscar relacionamentos estáveis e duradouros com outras pessoas. Também nos motiva a participar de atividades sociais como clubes, times esportivos, grupos religiosos e organizações comunitárias.
Na hierarquia de necessidades de Abraham Maslow, o sentimento de pertencimento faz parte de uma de suas principais necessidades que motivam o comportamento humano.
A hierarquia geralmente é retratada como uma pirâmide, com as necessidades mais básicas na base e as necessidades mais complexas próximas ao topo. A necessidade de amor e pertencimento está no centro da pirâmide como parte das necessidades sociais.
Ao pertencer a um grupo, nos sentimos parte de algo maior e mais importante do que nós mesmos.
Embora Maslow tenha sugerido que essas necessidades eram menos importantes do que as necessidades fisiológicas e de segurança, ele acreditava que a necessidade de pertencer ajudava as pessoas a experimentar companheirismo e aceitação por meio da família, amigos e outros relacionamentos.
Um estudo de 2020 sobre estudantes universitários encontrou uma ligação positiva entre um sentimento de pertencimento e maior felicidade e bem-estar geral, bem como uma redução geral nos resultados de saúde mental, incluindo:
Como criamos um sentimento de pertença? Existem etapas que você (ou um ente querido que está lutando) pode seguir para aumentar o sentimento de pertencimento.
Um sentimento de pertença é crucial para uma boa saúde física e mental. Se você continuar lutando contra a solidão ou a sensação de não se encaixar, converse com seu médico ou profissional de saúde mental. Eles podem ajudá-lo a identificar a raiz de seus sentimentos e fornecer estratégias para alcançar o pertencimento.
Fonte: Texto retirado do Blog PsyMeet
Link: https://www.psymeetsocial.com/blog/artigos/como-aumentar-o-senso-de-pertencimento
Você já se perguntou o que passa na cabeça de uma pessoa para ter determinado comportamento? A mente humana sempre foi fonte de muita curiosidade e, p[...]
Cultura organizacional é a forma como uma empresa coloca em prática os valores e normas de comportamento que estabeleceu para operar. Ela é um fator i[...]