• 7 março, 2024

Como Aumentar Seu Senso de Pertencimento

O sentimento de pertencimento, também conhecido como necessidade de pertencer, refere-se a uma necessidade emocional humana de se afiliar e ser aceito por membros de um grupo. Exemplos disso podem incluir a necessidade de pertencer a um grupo de colegas na escola, ser aceito por colegas de trabalho, fazer parte de uma equipe atlética ou fazer parte de um grupo religioso.

O que queremos dizer com o sentimento de pertença? Um sentimento de pertencimento envolve mais do que simplesmente conhecer outras pessoas. Está centrado em ganhar aceitação, atenção e apoio dos membros do grupo, bem como em fornecer a mesma atenção aos outros membros.

A necessidade de pertencer a um grupo também pode levar a mudanças de comportamento, crenças e atitudes à medida que as pessoas se esforçam para se adequar aos padrões e normas do grupo.

Na psicologia social, a necessidade de pertencer é uma motivação intrínseca para se afiliar aos outros e ser aceito socialmente. Essa necessidade desempenha um papel em vários fenômenos sociais, como auto apresentação e comparação social.

Sentimento de Pertencimento em Ação

O que inspira as pessoas a procurar grupos específicos? Em muitos casos, a necessidade de pertencer a determinados grupos sociais resulta do compartilhamento de algum ponto em comum.

Por exemplo, adolescentes que compartilham o mesmo gosto em roupas, música e outros interesses podem procurar uns aos outros para fazer amizades. Outros fatores que podem levar os indivíduos a procurar grupos incluem:

  • Interesses da cultura pop;
  • Crenças religiosas;
  • Objetivos compartilhados;
  • Status socioeconômico.

Muitas vezes as pessoas se apresentam de uma forma particular para pertencer a um grupo social específico. Por exemplo, um novo membro de uma equipe de esportes do ensino médio pode adotar as roupas e os maneirismos dos outros membros da equipe para se adequar ao resto do grupo.

As pessoas também passam muito tempo se comparando com outros membros do grupo para determinar o quão bem eles se encaixam. Essa comparação social pode levar um indivíduo a adotar alguns dos mesmos comportamentos e atitudes dos membros mais proeminentes do grupo, a fim de se conformar e obter maior aceitação.

Efeito do Sentimento de Pertencimento

Nossa necessidade de pertencer é o que nos leva a buscar relacionamentos estáveis e duradouros com outras pessoas. Também nos motiva a participar de atividades sociais como clubes, times esportivos, grupos religiosos e organizações comunitárias.

Na hierarquia de necessidades de Abraham Maslow, o sentimento de pertencimento faz parte de uma de suas principais necessidades que motivam o comportamento humano.

A hierarquia geralmente é retratada como uma pirâmide, com as necessidades mais básicas na base e as necessidades mais complexas próximas ao topo. A necessidade de amor e pertencimento está no centro da pirâmide como parte das necessidades sociais.

Ao pertencer a um grupo, nos sentimos parte de algo maior e mais importante do que nós mesmos.

Embora Maslow tenha sugerido que essas necessidades eram menos importantes do que as necessidades fisiológicas e de segurança, ele acreditava que a necessidade de pertencer ajudava as pessoas a experimentar companheirismo e aceitação por meio da família, amigos e outros relacionamentos.

Um estudo de 2020 sobre estudantes universitários encontrou uma ligação positiva entre um sentimento de pertencimento e maior felicidade e bem-estar geral, bem como uma redução geral nos resultados de saúde mental, incluindo:

  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Desesperança;
  • Solidão;
  • Ansiedade social;
  • Pensamentos suicidas.
Aumente seu senso de pertencimento

Como criamos um sentimento de pertença? Existem etapas que você (ou um ente querido que está lutando) pode seguir para aumentar o sentimento de pertencimento.

  • Faça um esforço: criar um sentimento de pertencimento exige esforço, para se expor, procurar atividades e grupos de pessoas com quem você tenha interesses em comum e se envolver com outras pessoas;
  • Seja paciente: pode levar algum tempo para obter aceitação, atenção e apoio dos membros do grupo;
  • Pratique a aceitação: concentre-se nas semelhanças, não nas diferenças, que o conectam aos outros e permaneça aberto a novas formas de pensar.
Uma última dica

Um sentimento de pertença é crucial para uma boa saúde física e mental. Se você continuar lutando contra a solidão ou a sensação de não se encaixar, converse com seu médico ou profissional de saúde mental. Eles podem ajudá-lo a identificar a raiz de seus sentimentos e fornecer estratégias para alcançar o pertencimento.

Fonte: Texto retirado do Blog PsyMeet
Link: https://www.psymeetsocial.com/blog/artigos/como-aumentar-o-senso-de-pertencimento

Fonte: Flowing