• 17 março, 2023

Como aumentar a produtividade e ter uma rotina eficiente?

Atualmente vem crescendo a busca por técnicas, jeitos, formas ou maneiras de aumentar a produtividade e fazer com que se tenha um desempenho quase que perfeito para tudo. No entanto, a real é que na grande maioria das vezes não existe um único método que seja a virada de chave para uma rotina produtiva. 

Todavia, isso não quer dizer que não existam técnicas ou formas de maximizar a produtividade, muito pelo contrário. Antes de pensar em um método, é necessário entender o que está dando errado na sua rotina para assim, modificar da melhor forma suas tarefas, em busca de uma boa gestão do tempo.

O maior inimigo da produtividade: a distração

Um certo sujeito que todos os dias faz atividade física ao acordar, café da manhã e trabalho logo em seguida após alguns dias, percebe que já não estava fazendo atividade física constantemente como antes. Logo, durante a rotina de trabalho estava se distraindo por minutos e até horas apenas lendo emails.

No exemplo acima temos pontos bem claros que fizeram com que a pessoa não pudesse implementar uma rotina produtiva: as distrações. Sempre que acordava, esse sujeito mexia nas redes sociais e perdia um tempo considerável com o prazer de mexer no celular. Ainda, ao perceber que perdera muito tempo, decidiu ir direto ao trabalho e acabou também, distraindo-se com um ambiente mal organizado.

O que pode causar a improdutividade?

A improdutividade pode estar associada a esquemas cognitivos, ou seja, a pessoa pode acabar não produzindo por falta de confiança, medo, insegurança e diversas outras questões emocionais.No entanto, todo esse conteúdo é alvo do terreno psicoterápico para que o sujeito possa aprender a lidar com esses impedimentos.

Em contrapartida, a improdutividade também pode ser causada pelo ambiente mal organizado que esta pessoa está inserida. Assim, é necessário controlar as variáveis que acarretam nesse viés, que é a falta de produtividade.

Como criar uma rotina produtiva?

Como exposto no exemplo utilizado, o celular e as redes sociais foram uma variável que sugou a atenção e dificultou a frequência na atividade física. Dessa forma, o estímulo (mexer no celular)  foi retirado e limitado. O indivíduo passou a visualizar as notificações do celular após a atividade física, e não antes. Logo, este hábito fez com que o problema fosse resolvido, as distrações cessaram e a constância retornou.

A mesma coisa acontece com os e-mails. É importante observar que se você tem distrações no seu dia, como e-mails, celulares, coisas que você precisa para seu trabalho mas, que são fáceis de te tomar um tempo desnecessário com outras coisas: limite-as. 

Dessa forma você pode criar um horário para verificar o email ou um horário para mexer nas redes sociais. Contudo, observe a sua rotina e veja onde você está falhando para criar uma nova maneira para driblar as adversidades.

Elementos para auxiliar no aumento da produtividade

Para ter uma rotina produtiva, é necessário também,  trabalhar as questões emocionais que circulam o processo de produtividade de todo ser humano. Logo, podemos considerar importante analisar:

  • As cobranças;
  • Ansiedade;
  • Medos;
  • Culpa.

Da mesma forma, estratégias como: calendário, planner, alarmes com lembretes e post-its também funcionam muito bem. A grande maioria das pessoas acabam se desencontrando com a produtividade por detalhes simples que podem ser ajustados. Por isso, o recomendado é observar com cuidado dentro da sua própria dinâmica, quais os impedimentos que podem ser readaptados à rotina.

Fonte: TelaVita

Fonte: Flowing