• 1 setembro, 2020

Como as pessoas estão adotando hábitos melhores?

Passados quase 5 meses do início do distanciamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus, pode ser que você tenha se dado conta que começou a adotar hábitos mais saudáveis se comparado com seu estilo de vida pré-Covid.  E, bem, você não está sozinho/a.

Ainda que sejam tempos difíceis, em que o estresse, a insegurança e a ansiedade estejam presentes, muita gente acabou encontrando na pandemia uma motivação para fazer escolhas mais saudáveis e adotar hábitos que ajudam a melhorar a qualidade de vida.

Com mais tempo e com a impossibilidade de ir a um restaurante, é provável que você tenha frequentado mais a cozinha para fazer sua própria comida e ser mais crítico com o que vai no seu prato. Significa dizer que a sua ingestão de sal pode ter diminuído assim como o consumo de alimentos industrializados.

Ao site Healthline, o médico Robert Eckel, endocrinologista da escola de medicina da Universidade do Colorado, acredita que essa pausa na vida deu às pessoas — no caso aquelas que não passaram por uma perda durante a pandemia —  a oportunidade de adotar comportamentos mais saudáveis, como mais exercícios e uma melhor rotina de sono.

Como adotar uma vida mais saudável?

A dobradinha alimentação regrada e exercícios físicos é a mais indicada pelo profissional ouvido pelo Healthline. Ele citou dois tipos de dietas (DASH e mediterrânea) como “planos de alimentação saudável acessíveis” e que promovem:

  • Redução de peso.
  • Diminuição de ingestão de sal.
  • Aumento da ingestão de nutrientes.
  • Diminuição da pressão arterial.

E também disse que é possível realizar exercícios moderados em casa (cerca de 40 a 45 minutos) sem necessariamente precisar contar com equipamentos sofisticados ou caros. “Pode ser uma caminhada rápida ou usar pesos leves para incluir algum tipo de resistência em casa”, afirmou.

Importante: ao fazer qualquer exercício físico, procure a orientação de um profissional de educação física.

Como manter o estilo de vida saudável?

Digamos que você esteja no grupo de pessoas que começou a focar mais na saúde durante a pandemia. E quando tudo isso acabar, como é que vai ser?

“Eu acho que a parte mais importante é entrar nesses hábitos e rotinas e seguir com eles. As pessoas são criaturas de hábitos, por isso, se por alguns meses houve mais tempo para se exercitar e comer saudavelmente, espero que elas achem que não podem ficar sem a rotina diária de se alimentar de maneira mais saudável, de fazer essas escolhas ”, disse o médico cardiologista Luke Laffin, ouvido pela Healthline.

Agora, se você ainda não está nesse estágio — ou viu os hábitos saudáveis tomarem outro caminho durante a pandemia —o especialista sugere que a criação de uma nova rotina não seja tão intimidadora.

Significa dizer que é melhor começar devagar — como uma caminhada em casa ou exercícios leves em algum momento do dia — e não se arriscar em receitas complicadas na cozinha. “Seja realista com você mesmo. Muitos vão ganhar alguns quilos extras e não vão ser fisicamente ativos. Mas essa não é uma realidade que vai acabar logo, vai durar 6, 12 ou 18 meses. Agora, é hora de fazer esses ajustes e também ser realista”, afirmou Laffin.

Fonte: Viva a Longevidade 20/08/20

Fonte: Flowing