• 2 fevereiro, 2023

Como amenizar o medo da solidão?

Você acorda e verifica o seu telefone esperando um “bom dia”, mas não há nada lá. Por enquanto vai passando o dia, tudo parece estar mais silencioso e há um buraco dentro de você. 

É um vazio que faz você se sentir perdido e assustado.

Não há nada como uma dissolução para despertar temores de estar sozinho. É como uma onda de medo que bate quando algum rompimento acontece, fazendo você perceber que já não têm um parceiro ao seu lado. A ansiedade bate e você começa a se perguntar se vai encontrar alguém para amar de novo.

É um medo que se tornou muito familiarizado quando cheguei aos meus vinte e poucos anos.

Continue lendo para saber como amenizar o medo da solidão.

Como amenizar o medo da solidão: Relacionamentos

Eu me sentia atrasada quando se tratava de relacionamentos. Eu nunca tive um namorado da escola ou até mesmo uma faculdade. Passei a metade dos meus vinte anos em relações frustrantemente casuais.

Essas relações fracassaram quase tão rapidamente como iniciaram, e cada vez, meu coração foi deixado partido, e ainda com o pensamento de “será que eu vou ser sozinha para sempre?”

Eu pensava que seria pior, pois, eu iria ver meus amigos em relacionamentos felizes, comprometidos e eu iria acreditar que jamais teria isso para mim. Por enquanto eu vivia a minha vida de solteira, acreditava que aquilo era uma maldição. 

Como amenizar o medo da solidão: O meu relacionamento

Então, depois de incontáveis relações curtas, eu conheci alguém que viria a ser meu namorado. Foi um momento que eu estava esperando por todos esses anos, ainda não era o que eu queria.

Eu estava em um relacionamento que me trazia felicidade e paz, mas eu passei por vários erros no relacionamento. Eu percebi que estava apenas mascarando minha solidão sob uma falsa sensação de segurança. Pois, eu estava com alguém que não era certo para mim, o que fazia o sentimento de solidão persistir. 

Então, agora que estou solteira novamente, depois de terminar um relacionamento de cinco anos, eu tenho uma nova perspectiva sobre os meus sentimentos de solidão e medo.

Aqui estão algumas coisas que me ajudaram a superar o meu medo de estar sozinha depois de um rompimento:

  1. Buscar apoio.
  2. Seja único e aceite isso.
  3. Saia de sua cabeça.
  4. Reaprenda a fazer as coisas sozinho.
  5. Pratique o autoconhecimento.
  6. Espere a pessoa certa.
1. Buscar apoio.

A separação pode trazer uma perda de equilíbrio. Os sentimentos de perda somente aumentam os sentimentos de solidão.

No entanto, se você olhar ao redor, você provavelmente vai descobrir que existem pessoas em sua vida que são tão favoráveis ​​(se não mais) como o seu ex parceiro.

Depois da minha separação, as primeiras pessoas que falei foram os meus amigos. Eles eram o meu ombro para chorar e eu podia falar com eles sobre tudo.

Mesmo que eu não estava se comunicando com eles tão frequentemente como eu deveria durante o relacionamento, quando isso acabou, eles estavam ao meu lado sem hesitação.

Entenda que estar solteiro não é estar sozinho.

Quase todo mundo tem pelo menos uma pessoa que pode recorrer em momentos de necessidade. Pode ser amigos, familiares, ou alguém que você se sente confortável em para desabafar, chorar, gritar e expressar suas emoções livremente, sem inibição.

Se não há ninguém em sua vida que você pode recorrer apoio, este é um bom momento para ir em busca de apoio.

2. Seja único e aceite isso. 

Você olha para o seu rompimento apenas como um fim ou como um novo começo?

Se você ver a mudança em seu status de relacionamento como uma perda e nada mais, em seguida, você poderá ver ser único como um negativo, o que permite a sua solidão e tristeza. 

Claro, você perdeu um parceiro e o desgosto que vem com o término leva tempo para curar, mas você pode escolher como você percebe o rompimento e a experiência de ser único.

Então mude a sua perspectiva e foque os aspectos positivos ao utilizar este tempo como uma oportunidade para se reconectar com você mesmo.

O fim de um relacionamento é a oportunidade perfeita para reavaliar todos esses interesses e paixões para ver o que é verdadeiramente seu.

Pense nisso: Você já não tem que considerar os pensamentos, sentimentos e necessidades da outra pessoa. Tudo isso significa que você pode finalmente se concentrar em você, apenas você. 

Então, abrace a ideia! 
3. Saia de sua cabeça.

Muitas vezes nós insistimos em analisar os períodos de estresse e ansiedade. É um ciclo vicioso que apenas soma para o crescimento de pensamentos tóxicos, fazendo com que nós nos mantenhamos acorrentados ao passado. E se você quer avançar, você precisa ficar fisicamente em movimento.

Mergulhe em atividades que coloquem você para fora de sua mente. Encontre coisas para fazer que interrompem seus padrões de pensamentos negativos para que você não esteja constantemente caindo em poço de medo e tristeza. Exercício, um novo hobby, fazer algo criativo, começar um projeto. Qualquer coisa, mas que te envolva com o mundo físico.

Concentre-se no mundo ao seu redor, pratique a gratidão e esteja consciente em seus pensamentos e perceba como eles estão moldando a sua perspectiva do mundo.

4. Reaprenda a fazer as coisas sozinho.

Ter um parceiro no crime pode ser divertido, mas isso não significa que você não pode também se divertir fazendo coisas sozinho.

Há um certo nível de capacitação que vem de fazer uma atividade por si mesmo. É preciso confiança e força e a independência, ambos os quais muitos de nós poderíamos usar mais.

Então revisite velhas atividades que você costumava fazer com seu parceiro, agora tente  fazê-las com seus pais ou amigos. Encontre novas atividades para experimentar por si mesmo também.

A maior atividade que fiz foi sair de férias por mim. Eu dirigi duas horas para passar alguns dias em uma cidade que eu nunca tinha ido, o que empurrou meus medos de enfrentar o desconhecido.

Na primeira, pode parecer um pouco assustador, mas preste atenção em como você se sente. Você pode não se sentir melhor após a primeira vez que você fazer, mas após praticar regularmente, você vai se sentir mais forte e mais confiante.

5. Praticar o autoconhecimento.

Passando pela dor de uma separação requer espaço para curar, então use esse tempo para se autoconhecer. 

Encontre práticas e atividades que agregam mais paz e atenção em sua vida diária. Você pode fazer isso através de uma prática de meditação para limpar a cabeça e acalmar qualquer ansiedade que você pode estar sentindo. Você pode começar escrever e obter os seus sentimentos no papel.

Outros hábitos de autoconhecimento incluem: ter um dia de spa, se exercitar, praticar uma alimentação saudável, ter uma boa noite de sono.

O ponto é ser um pouco egoísta e concentrar em si mesmo e suas necessidades. Quando você fizer as atividades listadas acima, você vai ouvir o que está acontecendo em seu corpo e mente.

Não é fácil, mas quando enfrentamos os problemas de frente, permitimos curar as feridas do passado, e assim aprendemos a não repetir padrões de relacionamento prejudiciais no futuro.

6. Espere a pessoa certa. 

A última coisa que você quer fazer é entrar em um novo relacionamento, simplesmente porque você está com medo da alternativa.

O medo pode levar ao desespero, que podem aumentar o seu julgamento e empurrá-lo em direção de decisões que você não tomaria no estado de espírito certo. É em momentos de desespero que acabamos escolhendo o parceiro errado e se conformar com menos do que merecemos.

Não é fácil para abraçar a vida de solteiro quando você está com medo de estar sozinho, mas é tudo sobre a perspectiva. Em vez de permitir que seus medos sobressaiam, se desafie e reconheça as oportunidades na sua frente.

Você vai perceber que estar sozinho não é tão ruim, pois lhe dá a chance de explorar a si mesmo e colocar o seu melhor em frente. Quando você estiver conectado de novo, você vai estar pronto para o amor.

Afinal, não é melhor ser único do que ser conduzido pelo medo para os braços da pessoa errada?

Agora que você sabe como amenizar o medo da solidão, é só colocar as dicas em prática!

Fonte: Eyhe

Fonte: Flowing