• 27 setembro, 2021

Como a espiritualidade ajuda na saúde mental

As investigações psicológicas e psiquiátricas estão ajudando a fornecer novos dados sobre como a espiritualidade ajuda a saúde mental.

Ela é utilizada há bastante tempo como fonte de auxílio terapêutico, por exemplo, pela busca de hábitos mais saudáveis, cultivo de pensamentos positivos, etc.

Hoje, com o avanço dos estudos psicológicos, pode-se ter um respaldo mais confiante dos benefícios que a psicoterapia, aliada às práticas da espiritualidade, tem a oferecer. A psicologia e a espiritualidade podem auxiliar às pessoas que lutam por uma melhor qualidade de vida e de saúde.

Interesses por estas formas complementares vêm se tornando maiores e a procura por um tratamento integral, que inclui o espiritual, vem se adaptando aos modelos de tratamento para a saúde mental. Em parte, isso ocorre porque a própria psicoterapia abriu as portas e retirou o preconceito médico em relação à espiritualidade.

A psicoterapia, com novos enfoques holísticos à saúde, como a Gestalt terapia ou a Junguiana, neste processo, compreende a necessidade do bem-estar e do respeito aos elementos da espiritualidade.

Não se trata de escolher X ou Y religião ou tradição mística. A questão é que a atenção clínica para a espiritualidade ajuda na saúde mental sendo uma realidade comprovada. O tratamento da saúde mental que integra a psicologia e a espiritualidade ajudam a aliviar os sintomas destas doenças mentais graves.

De que forma isso ocorre?

Confira as principais contribuições que a espiritualidade oferece na saúde mental:

  1. Fomentando habilidades para enfrentar problemas. Isso ajuda a transformar comportamentos negativos em positivos.
  2. Oferece aos pacientes conhecimentos que podem ser usados no momento em que ocorrem as crises dos ciclos da vida.
  3. Os valores da espiritualidade ajudam na saúde mental, fazendo-os se conectarem com a forma de sentir e pensar.
  4. Ajuda a pessoa a se conectar com um grande sistema de apoio que restabelece os vínculos familiares.
  5. Dá as ferramentas necessárias para pessoas com doença crônica lidem e previnam a depressão e ansiedade. É possível, inclusive, haver melhora na condição e no quadro clínico, permitindo a pessoa se sentir mais motivada e disposta a realizar os tratamentos médicos.
  6. Favorece um melhor estado de equilíbrio e harmonia interior.
  7. Proporciona uma fonte extra de força e estímulo que facilitam o reconforto diante das dificuldades em suas vidas.
  8. Percebe-se um menor índice de depressão e estresse por quem está conectado com a espiritualidade.
  9. Observa-se uma recuperação mais rápida dos estados de depressão.
  10. Há menor incidência de transtornos psiquiátricos graves.
  11. Diminui a ansiedade.
  12. Reduz a inquietação perante a ideia de morte.
  13. Diminui a chance de suicídio.
  14. Aumenta o bem-estar do paciente.
  15. Diminui o impacto dos fatos que causaram traumas ou fobias.
  16. Possui efeitos positivos no tratamento de crises pós-traumáticas.

Como vimos, a espiritualidade ajuda na saúde mental. Aliada aos tratamentos da psicoterapia, forma um caminho ideal para a cura. Não se trata de seguir uma religião específica ou de um grupo religioso. A espiritualidade pelo viés da psicologia tem como papel importante desenvolver no paciente os aspectos subjetivos que a medicina não pode oferecer.

A subjetividade é inerente ao ser humano e com o desenvolvimento da espiritualidade, o próprio paciente pode encontrar a sua energia interior, sua forma de reconectar com seus próprios recursos individuais e espirituais.

Assim, a espiritualidade ajuda na saúde mental, fazendo com que eles possam confrontar melhor as adversidades. Com a psicoterapia integrada à espiritualidade, o paciente tem mais ferramentas para conquistar um equilíbrio saudável entre a saúde emocional, física e mental.

Fonte: Psicólogo & Terapia

Fonte: Flowing