• 2 setembro, 2017

Tenha postura

Os cuidados que sua coluna pede para permanecer saudável

Eixo central do corpo humano, a coluna vertebral estende-se do crânio até o quadril e é formada por 24 vértebras, pelo sacro e pelo cóccix. Cada vértebra se sobrepõe e é separada da outra por um disco, conhecido como disco intervertebral, fundamental em sua estrutura, auxiliando nos movimentos e funcionando como um amortecedor de pressões e cargas. Além dos discos intervertebrais, a coluna possui ligamentos e músculos e, ainda, é dividida em quatro regiões, conhecidas como coluna cervical, torácica, lombar e sacrococcígea.

A coluna não é reta e apresenta quatro curvas naturais – a lordose cervical, a cifose torácica, a lordose lombar e a cifose sacral. São essas curvas que dão equilíbrio e estabilidade ao corpo, facilitando a distribuição do peso e impedindo a sobrecarga de áreas específicas. A coluna participa de quase todos os movimentos que fazemos, exercendo um importante papel em nossa postura, flexibilidade e locomoção. Ademais, envolve e protege a medula e os nervos espinhais – feixes nervosos que ligam o cérebro a diversos órgãos.

Conheça melhor as principais doenças que acometem a coluna vertebral:

Hérnia de disco

Quando um disco intervertebral sai do lugar ou se rompe, devido a um esforço ou a um trauma, aparece a chamada hérnia de disco. A hérnia mais frequente é a que ocorre na coluna lombar. Nessa região, a hérnia pode gerar pressão sobre os nervos e causar dor, muitas vezes irradiada para os membros inferiores, levando à diminuição da força muscular e à alteração na sensibilidade, sendo frequente o formigamento nas pernas.

O tratamento da hérnia pode ser conservador, quando não há necessidade de cirurgia, ou cirúrgico. Na maioria dos casos, o tratamento inicial compreende um período de repouso associado a medicamentos analgésicos ou anti-inflamatórios.

Doenças inflamatórias da coluna vertebral

Popularmente chamadas de reumatismos, as doenças inflamatórias das articulações também podem acometer a coluna vertebral. Entre elas estão a artrite reumatoide, as sacroileítes e a espondilite anquilosante. Além de dor, especialmente nas regiões cervical ou lombar, essas doenças podem comprometer o alinhamento e a flexibilidade da coluna.

Tumores da coluna vertebral

Os tumores que se originam nessa região são muito raros. O mais frequente é que a coluna seja acometida por metástases de cânceres em outros órgãos. Os sintomas provocados por tal neoplasia não são específicos e incluem dor, mesmo ao repouso, deformidades, diminuição da mobilidade, presença de massas ósseas, entre outros. O tratamento, que varia de acordo com cada caso, pode requerer quimio ou radioterapia e, por vezes, cirurgia. Vale reforçar que só o médico é capaz de avaliar qual é o melhor tratamento indicado para cada um dos casos citados.

Como manter a coluna saudável?

  • Não deixe para dar atenção à postura apenas quando sentir dor ou dificuldade para fazer movimentos, sobretudo os que envolvem as costas, o pescoço e as pernas.
  • Fique alerta aos sinais de seu corpo.
  • Controle o peso.
  • Pratique alguma atividade física regularmente e procure fazer uma boa avaliação de postura e de flexibilidade com um profissional habilitado, seja médico, educador físico ou fisioterapeuta.
  • Observe como seu corpo passa a maior parte do dia. A posição sentada é extremamente comum devido ao uso de computadores, assim como a tendência à pouca movimentação.
  • Mantenha uma postura adequada no ambiente de trabalho.
  • A maneira correta de sentar-se, levantar-se e de pegar coisas no chão é dobrando os joelhos e deixando a coluna reta, e não o contrário (dobrar a coluna e deixar os joelhos retos).

Preste atenção nesses detalhes:

  • Na hora de dormir, a posição mais favorável à coluna é deitar de lado, com um travesseiro entre a cabeça e o ombro e outro entre as pernas.
  • Quando for dirigir por muitas horas, é importante permanecer com as costas inteiramente apoiadas no encosto para evitar dores.
  • É também fundamental levantar e “esticar as pernas” de tempos em tempos.
  • Ao carregar peso nas costas ou nas mãos, evite fazê-lo em apenas um lado.
  • As mochilas devem ser apoiadas nos dois ombros e as sacolas (e o peso delas), divididas nas duas mãos.
  • Ao caminhar, carregando peso ou não, mantenha as costas retas, o abdome contraído e olhe para frente.

FONTE: Juntos pela Saúde

Fonte: Flowing