• 16 fevereiro, 2020

Cigarro continua poluindo ambiente após apagado

Uma bituca deixada no cinzeiro libera nicotina por até cinco dias, aponta um estudo


Mesmo depois de apagado, um cigarro continua emitindo substâncias que são prejudiciais à saúde por um período de até cinco dias, revela uma reportagem da Super Interessante.

Em 24 horas, por exemplo, uma bituca apagada libera 14% da nicotina emitida por um cigarro aceso. E durante cinco dias, o cigarro apagado libera continuamente nicotina em um ambiente. Essas são algumas das conclusões de um estudo feito pelo Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos Estados Unidos, feito a pedido da Food And Drug Administration, órgão que regula produtos que podem afetar a saúde.

Deixar o cigarro no cinzeiro, mesmo que apagado, aumenta a poluição do ar
Deixar o cigarro no cinzeiro, mesmo que apagado, aumenta a poluição do ar

Os poluentes das bitucas são especialmente problemáticos quando estão em locais fechados, como dentro de casa ou do carro. “Você pode achar que está protegendo a saúde dos seus filhos por não fumar quando eles estão no carro, mas se as bitucas apagadas ficam em algum cinzeiro lá dentro, eles ainda estão expostos”, afirma o pesquisador Dustin Poppendieck, autor do estudo.

Quem fuma, portanto, não deve deixar o cigarro apagado em um cinzeiro, e sim descartá-lo em um coletor de bitucas ou na lixeira.

FONTE: Viva a Longevidade

Fonte: Flowing