• 1 setembro, 2017

Check-up para mulheres

Check-up rosa – Saiba que exames a mulher deve realizar em cada faixa etária

A manutenção da saúde feminina depende de atenção especializada desde a primeira menstruação. Nessa ocasião, recomenda-se que a menina consulte o pediatra, ou mesmo o ginecologista, para uma avaliação geral da puberdade. Com o início da atividade sexual, as consultas ginecológicas devem se tornar anuais, pois essa fase da vida traz consigo o risco de lesões no colo uterino e de doenças sexualmente transmissíveis, bem como a possibilidade de gravidez.

É o período em que também devem começar os exames periódicos femininos, indicados conforme a faixa etária. Até os 30 anos, fazem parte da lista o papanicolau e a colposcopia, para pesquisar lesões precursoras do câncer de colo do útero; a ultrassonografia pélvica ou transvaginal, para avaliar os órgãos reprodutivos; e a ultrassonografia das mamas, para buscar sinais de alterações locais.

Depois dos 30 anos, a esse arsenal se somam os testes para analisar o funcionamento da tireoide e a ultrassonografia da glândula. Na quarta década de vida, a mamografia entra em cena para rastrear o câncer de mama e, a partir da menopausa, é necessário fazer também a densitometria óssea, que flagra perdas de massa do esqueleto, sempre em adição aos métodos usados nas fases anteriores.

Esse check-up se mantém nas décadas seguintes, podendo ter ajustes, evidentemente em paralelo com os exames clássicos para checar o estado geral da mulher.

Atenção! Quem tem histórico familiar de câncer de mama ou ovário pode precisar de um rastreamento mais precoce, com intervalo menor e até com exames adicionais, determinados caso a caso pelo médico.

FONTE: Juntos pela Saúde

Fonte: Flowing