• 27 outubro, 2023

As lições de Aristóteles para entender nossas amizades

Embora a maioria das canções de amor falem das alegrias e dissabores de relações românticas, as relações entre amigos também podem ser bastante intensas e complicadas.

Para muita gente, fazer novos amigos ou manter uma velha amizade é um verdadeiro desafio, e um rompimento com um amigo próximo pode ser tão doloroso quanto terminar um namoro.

Mesmo assim, os seres humanos sempre valorizaram a amizade. Como escreveu o filósofo Aristóteles no século 4 a.C.: “Ninguém escolheria viver sem amigos”, mesmo que pudesse ter todas as outras coisas boas no lugar deles.

Aristóteles é conhecido, acima de tudo, por sua influência na ciência, na política e na estética, e não exatamente por seus escritos sobre amizade.

Eu estudo a filosofia grega antiga e, quando abordo esse assunto com meus alunos, eles ficam surpresos com o fato de um pensador grego da Antiguidade conseguir lançar tanta luz sobre os relacionamentos deles. Mas talvez não seja surpresa: a amizade existe há tanto tempo quanto os seres humanos.

Fonte: Texto retirado do Blog BBC Brasil
Link: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c1d8321ekz0o

Fonte: Flowing