• 14 outubro, 2021

As 10 competências de pessoas espiritualmente inteligentes

A Inteligência Espiritual, também chamada de Existencial ou Transcendental, está ligada à nossa necessidade de ter propósito e significado na nossa vida.

O termo Inteligência Espiritual foi introduzido pelo casal Danah Zohar e Ian Marshall, no início do ano 2000 e, na atualidade, grandes cientistas, filósofos, professores, estudiosos e profissionais de diversas áreas, explicam com seus próprios exemplos de vida e de estudos realizados a importância dessa inteligência na vida dos seres humanos, nas famílias, nos grupos, comunidades e no mundo inteiro.

Segundo Francesc Torralba, o fortalecimento da Inteligência espiritual é fundamental para o autoconhecimento e identidade pessoal, já que incentiva a realização de questionamentos existenciais e a procura de respostas.

“Quando a inteligência emocional se funde com a inteligência espiritual, a natureza humana é transformada”
– Deepak Chopra


As pessoas com Inteligência Espiritual desenvolvem as seguintes competências principais:

  1. Responsabilidade
    São responsáveis e donas da sua própria vida. Sabem que a mudança começa por si mesmas, e não pelos outros ou pelas as situações externas. Aprendem dos próprios erros, das adversidades e procuram fazer diferente.
  2. Autoconsciência
    Praticam e estimulam o autoconhecimento. Sabem quem realmente são, quais são as suas motivações mais profundas, quais são os seus projetos de vida. São guiadas por propósitos claros. Vivem intensamente cada momento presente e são gratas pela existência e por tudo na sua vida. Fazem a diferença, seja em coisas simples (como cuidar da sua própria vida e da sua família), ou em grandes movimentos que beneficiam comunidades, países e o planeta.
  3. Humildade
    Além de serem muito seguras de si mesmas, respeitam a individualidade de todos. Reconhecem as suas diferenças e as dos outros. Sabem que não são mais nem menos que as outras pessoas, nem que os outros seres vivos. Possuem a capacidade de escutar, prestar atenção aos diferentes pontos de vista e aprendem de cada pessoa, de cada situação e de cada experiência.
  4. Integridade
    São guiadas por seus próprios valores internos, pensando no coletivo, mais do que na sua individualidade. São honestas e imparciais. São coerentes entre o que sentem, pensam, falam e realizam.
  5. Positividade
    Têm capacidade de encarar as situações e a vida de uma forma positiva, sempre pensando no que podem aprender e melhorar. Sabem que as coisas acontecem para favorecer o seu crescimento pessoal.
  6. Compaixão
    Têm a capacidade de posicionar-se no lugar dos outros e sentir a sua dor como se fosse a própria. Desenvolvem uma profunda empatia e desejo de ajudar sinceramente quem precisa.
  7. Mente aberta
    Estão livres de preconceitos, e têm a capacidade de ouvir opiniões contrárias às suas e refletir sobre elas, aceitando-as como novas possibilidades. Colocam, assim, seus pontos de vista sob uma nova perspectiva.
  8. Senso crítico
    Têm a capacidade de questionar e refletir profundamente sobre os diferentes assuntos, com a finalidade de encontrar a verdade e um sentido maior a tudo o que existe.
  9. Visão integral
    Procuram compreender as coisas na sua totalidade e globalidade. Entendem que estão conectadas com os outros, com a natureza, com o planeta, com o Universo. O que elas são, a sua forma de pensar, sentir, falar e agir vai influenciar positiva ou negativamente em tudo o que existe. Se elas aprendem, evoluem, edificam, vão impactar positivamente os outros e o mundo em geral. Deixam de lado o ponto de vista egocêntrico, para pensar no coletivo, na família, na comunidade, no país, no mundo.
  10. Celebração da diversidade
    Entendem que cada ser é único e especial, por tanto amam incondicionalmente, respeitam e valorizam a cada pessoa e cada ser vivo. Aprendem das diferenças e curtem cada instante como sendo único e irrepetível!

Até aqui, realizamos uma introdução sobre Inteligência Espiritual e colocamos as 10 principais competências de pessoas espiritualmente inteligentes.

A partir de agora, você possui a oportunidade de desenvolver essas qualidades na sua vida e vivenciar na prática a grandeza desses conceitos!

Fonte: Re-conecta

Fonte: Flowing