• 30 abril, 2022

Altruísmo: o que é essa habilidade e como desenvolver

Pessoas altruístas tendem a ajudar as pessoas sem pensar em como vão ser recompensadas por aquilo. Elas doam seu tempo e energia para servir quando percebem que alguém precisa de ajuda. Por isso, ajudar o próximo sem pedir nada em troca e pensar no bem estar das outras pessoas são formas bondosas de agir.

Aliás, é a partir de ações altruístas que fazemos o mundo ser um lugar melhor para se viver. Por isso, hoje você vai entender o que é, de verdade, ser uma pessoa altruísta, quais as características e como elevar essa característica em você.

O que é altruísmo?
O altruísmo é o ato nobre de ajudar, agir para outras pessoas, sem esperar nada em troca. Portanto, reconhecimento ou favores de volta não são esperados por quem ajuda de forma verdadeira e altruísta.

Perceber que alguém precisa ou gostaria de ter ajuda e se mostrar disponível é uma ação altruísta. Além disso, não esperar que te paguem, ou que você seja retribuído é uma característica do altruísmo.

Ou seja, altruísmo é estar presente e disponível para ajudar por pura bondade e compaixão, sem esperar ganhar algo em troca por estar ali, se doando ao próximo.

O que é ser uma pessoa altruísta
Ao contrário de pessoas egoístas, que buscam ajudar para ganhar algo em troca e não por compaixão ou bondade, ser altruísta é ajudar e agir sem esperar retribuições.

Desse modo, uma pessoa altruísta é alguém que, por vontade própria e bondade, ajuda os próximos sem esperar nada. Seja doando, ajudando alguém que nem conhece ou estando presente para quem precisar. Enfim, altruísmo é ser bondoso e agir por amor, não por reconhecimento.

Além disso, sabemos que altruísmo é uma característica muito positiva, claro! E a melhor notícia é que você pode desenvolver seu altruísmo ao longo da vida – você não precisa nascer com esse dom, ok?

O que é escuta altruísta?
Escutar de forma altruísta significa ouvir a pessoa de forma empática, estando presente no momento e se doando para ajudar. Escutar de forma ativa – não por obrigação, mas por generosidade – acolhendo alguém que precisa, é um ato de escuta altruísta.

Assim como o ato de ser altruísta, ouvir e acolher sem esperar nada em troca é uma forma de ajudar os outros e se mostrar disponível quando alguém precisa desse espaço de escuta e amparo.

Faça o nosso teste de empatia e descubra se você é empático ou não!

Quais são os benefícios do Altruísmo?
Agir com bondade e sem pressionar as pessoas para que elas retribuam seus favores é uma característica que gera diversos benefícios.

Tanto para si mesmo quanto para as pessoas que estão ao seu redor, ser altruísta traz tranquilidade, sensação de bem-estar e felicidade. Então, ser uma pessoa que liga para os outros também gera uma sensação de gratificação para você, ou de “meta cumprida”.

Saber que você está fazendo a sua parte e está ajudando pessoas e as fazendo mais felizes é um ato altruísta, de bondade e amor. Isso traz felicidade não só para quem ajuda, como também para quem está sendo ajudado.

Aumenta os níveis de felicidade
Quando você ajuda sem ter segundas intenções além de servir para alguém, você se sente realizado e feliz por saber que está sendo útil. Dessa forma, o simples ato de ajudar gera felicidade.

Além disso, pessoas altruístas se sentem felizes por estarem disponíveis para os outros, e levam a vida com mais leveza por não esperarem retribuições o tempo inteiro por tudo o que fazem.

Além disso, ajudar os outros de forma verdadeira faz com que o cérebro libere endorfina, o hormônio da felicidade. Se você já doou roupa, por exemplo, consegue lembrar do sentimento de estar ajudando ao próximo sem esperar nada?

Reduz o estresse
O altruísmo é como um estilo de vida, com velocidade mais lenta. Ajudar, ser bondoso e se mostrar útil para as pessoas gera felicidade, e isso também diminui o estresse.

Estudos dizem que a compaixão e os atos que envolvem ser altruísta ajudam a ter uma vida mais leve e menos estressante. Então, isso quer dizer que essas ações ajudam a criar um sistema imunológico mais forte contra o estresse.

Traz mais tranquilidade
Pensando no estilo de vida altruísta, é importante lembrar que agir ajudando aos outros também traz a sensação de tranquilidade e paz.

Por isso, quando você não se preocupa o tempo todo com receber algo em troca, ou ajudar para ser ajudado, você consegue viver focado no presente. Isso também cria uma sensação de leveza e calma para quem é altruísta e ajuda de forma verdadeira os outros.

Como ser uma pessoa altruísta?
Como já dissemos, o altruísmo é algo que você pode exercitar e adquirir ao longo da vida.

Algumas pessoas podem ter a tendência, de forma natural, a ajudar e ter atos altruístas, sem a necessidade de exercitar tanto isso. Mas, se você sente que não nasceu com essa característica, fique tranquilo! Você pode se tornar uma pessoa altruísta.

Reflita sobre sua vida e seja grato pelo que tem
Tire um momento para refletir e agradecer pela sua vida, pelo que já fizeram por você e pela jornada que você teve até hoje.

Agir com compaixão com outras pessoas é algo que você só consegue fazer se age da mesma forma com você mesmo. Por isso, seja grato por sua caminhada e aja com compaixão consigo mesmo.

Exercite sua empatia e seu desejo de ajudar o próximo
Um dos maiores atos altruístas é ser empático – tentar entender o que o outro está sentindo, se colocar no lugar de outra pessoa.

Por isso, agir com empatia, percebendo quando alguém pode precisar de ajuda, é uma maneira de agir de forma nobre e altruísta.

Procure ajudar o próximo e perceber como você se sente. A felicidade e satisfação próprias de ser altruísta vão te fazer sentir o desejo de ajudar sem ganhar nada em troca.

Ajude alguém sem esperar nada em troca
Viu alguém precisando de um auxílio, ou sabe que algum amigo ou familiar poderia necessitar da sua ajuda e companhia? Vá atrás para ajudar, da forma que conseguir!

Ajudar quando você percebe que alguém pode precisar e fazer isso sem esperar retribuição ou reconhecimento, é um ato nobre de altruísmo. Comece a exercitar isso aos poucos, tentando sempre fazer por boa vontade, e não para pedir algo em troca.

Peça desculpas genuínas por algo de errado que você fez
Todos nós erramos, e isso é normal. Da próxima vez que você errar, procure pedir desculpa de uma forma verdadeira e sincera, sem pedir por reconhecimento, por exemplo.

Se mostre disponível para ouvir, estar presente e mudar, procurando sempre se desenvolver e ser a melhor versão de si mesmo.

Procure um amigo que domine algo e peça para ele te ensinar
Sabe aquele amigo que sabe tocar um instrumento, falar um idioma diferente ou tem conhecimentos sobre algo que você sempre quis ter?

Aproveite para passar um tempo junto e aprender algo com essa pessoa! Além disso ser um momento agradável para ganhar um novo conhecimento, também pode ajudar seu amigo a se desenvolver e ensinar algo.

Dê atenção quando uma criança está te contando algo
Se uma criança der atenção a você, seja empático e altruísta, retribuindo a atenção e ouvindo o que ela tem a dizer.

Então, aproveite esse momento para exercitar seu altruísmo, agindo com amor ao próximo e doando seu tempo sem esperar nada em troca.

Deixe uma boa gorjeta
Se você ficou satisfeito com o serviço, então aproveite para fazer o dia de alguém mais feliz! Deixar uma boa gorjeta é um ato de nobre agradecimento e pode mudar o dia de uma pessoa.

Aprenda a fazer primeiros socorros
Saber fazer primeiros socorros é algo muito importante para qualquer um de nós.

Não são muitas pessoas que sabem como socorrer alguém que precisa, e ter esse conhecimento pode salvar a vida de uma pessoa. Por isso, aprenda sobre primeiros socorros!

Converse com quem pensa diferente de você
Não fique preso na sua bolha o tempo todo! Esteja disponível para ouvir opiniões diferentes da sua, debater e entender quem pensa diferente de você.

Aproveite esse momento para agir com empatia, escutar ativamente (não ficar pensando em outras coisas) e trabalhar seu altruísmo.

Fonte: Texto retirado do blog Eurekka
Link: https://blog.eurekka.me/altruismo/

Fonte: Flowing