• 30 outubro, 2023

Adesivo de nicotina: conheça os prós e contras desse tratamento para parar de fumar

O adesivo de nicotina é um dos recursos utilizados na Terapia de Reposição de Nicotina (TRN), que fornece aos pacientes dose de uma das substâncias mais viciantes do cigarro sem o risco das outras substâncias presentes nele que são mais nocivas, como o alcatrão e o monóxido de carbono. Isso ajuda a reduzir as crises de abstinência, retirando a nicotina aos poucos e ajudando no processo para parar de fumar.

Entre os métodos disponíveis para a TRN, o que tem maior adesão é o adesivo de nicotina, por apresentar menos efeitos adversos e desagradáveis. Ele consiste em um adesivo que é colocado sobre a pele em qualquer parte do corpo (desde que não tenha pelos), e vão liberando nicotina sem interrupções por 24 horas, com o pico de absorção entre quatro e nove horas após o contato com a pele.

Para quem o adesivo de nicotina é indicado?

Em geral a Terapia de Reposição de Nicotina, que envolve o adesivo de nicotina, é usada quando o paciente tem alta dependência, ou seja, caso o paciente tenha pontuado acima de cinco em teste específico, chamado de Teste de Fagerström, ou quando há histórico de síndrome de abstinência quando a pessoa fica privada do fumo. No geral, o uso dessa terapia em pessoas que fumam menos de 10 cigarros por dia é controverso, mas precisa ser considerado caso a caso.

Como funciona o adesivo de nicotina?

O adesivo é colocado sobre a pele em qualquer parte do corpo (desde que não tenha pelos). Então, a nicotina é liberada sem interrupções por 24 horas, tendo seu pico de absorção entre quatro e nove horas após o contato com a pele.

Como usar o adesivo de nicotina?

O adesivo deve ser colado na pele em uma região sem pelos e que não sofra exposição ao sol, e pode ser usado por 24 horas, mas uma boa dica é colocar o adesivo assim que acordar e tirá-lo depois, para simular o ciclo de consumo de cigarros diário. Ao trocar, é preciso colar o novo em outra parte do corpo e repetir esse ritual todos os dias. Normalmente, indica-se colocar os adesivos no tórax, e uma região interessante é as costas, pois ele fica mais escondido e não há risco de exposição solar.

O esquema de uso pode variar de dois a três meses, dependendo da intensidade da dependência da pessoa. Existem adesivos de 21, 14 e 7 mg, e o mais comum é que a dose seja reduzida em 7 mg a cada quatro semanas, mas isso varia conforme a tolerância à síndrome de abstinência, que deve ser avaliada pelo médico especialista.

Resultados esperados:

A da Cochrane Collaboration (renomada associação mundial de profissionais e pesquisadores de saúde) mostrou que pessoas que usavam o adesivo de nicotina conseguem se tornar abstinentes do cigarro após seis meses, as chances foram de duas a três vezes maiores do que os estudados que usavam placebos. Ele inclusive foi melhor do que o placebo aliado ao suporte comportamental.

Vantagens e desvantagens do adesivo de nicotina:

As quantidades de nicotina são controladas ao longo do dia quando se usa o adesivo, o que permite mais equilíbrio ao paciente. Além disso, as pessoas não sentem gosto nenhum e as pessoas só precisam se lembrar dele ao longo do dia.

Qualquer Terapia de Reposição de Nicotina tem como vantagem o fato de só repor a nicotina, poupando o até então fumante de estar em contato com as outras substâncias nocivas do tabaco (como o alcatrão, por exemplo), mas diminuindo as crises de abstinência, já que a nicotina é reduzida gradualmente. Não há risco de o paciente viciar no adesivo ou em qualquer outro método desse tipo de terapia.

A desvantagem está no uso do adesivo durante todo o dia e nos riscos, embora mínimos, de ter alergias cutâneas. A presença de irritações na pele pode levar ao fim do tratamento, mas isso é muito raro, de acordo com os especialistas.

Contraindicações:

Por repor apenas a nicotina e em quantidades bem menores do que encontramos no cigarro, não há graves riscos, já que ela é mais responsável pelo vício do que pelos malefícios do tabagismo em si.

Justamente por esse motivo, não há muitas contraindicações para as terapias de reposição de nicotina, como o adesivo de nicotina, pois continuar fumando é sempre pior.

Fonte: Texto retirado do Blog Viva Assim
Link: https://vivaassim.com.br/saude/adesivo-de-nicotina-conheca-os-pros-e-contras-desse-tratamento-para-parar-de-fumar

Fonte: Flowing