• 27 julho, 2023

A importância da responsabilidade afetiva nas relações humanas

responsabilidade afetiva é um conceito que está relacionado ao cuidado e à atenção que devemos ter em nossas relações interpessoais, especialmente nas relações afetivas. Trata-se de uma postura consciente de reconhecer a importância das emoções e do bem-estar emocional das pessoas com as quais nos relacionamos.

Dessa forma, quando assumimos a responsabilidade afetiva, estamos construindo um ambiente emocionalmente saudável. Isso significa que reconhecemos e respeitamos os limites e necessidades emocionais do outro, garantindo que suas emoções sejam valorizadas e acolhidas. 

Por que devemos ter responsabilidade afetiva?

Todo ser humano adulto deve ser responsável por seu comportamento quando está em contato com o outro. Sendo assim, basta observar o comportamento entre grupos sociais e perceber que quando uma pessoa acaba emitindo comportamentos abusivos e tóxicos ela acaba gerando um sofrimento para quem está ao redor.

A verdade é que, atualmente, é pouco comum nos questionarmos o quanto nosso comportamento acaba influenciando no emocional do outro. No entanto, esse tipo de questionamento deve estar presente não somente em relacionamentos afetivos e amorosos como também nas relações sociais de trabalho, amizade e família. 

Todas as nossas falas e atitudes possuem um reflexo subjetivo no outro, afinal todos somos seres humanos e temos emoções diferentes, com interpretações diferentes para cada situação em que estamos envolvidos.

O impacto que temos no outro

A responsabilidade afetiva gira em torno do impacto emocional no outro e também em si mesmo, tornando-se necessário entender nossos limites. É importante influenciar o ambiente e as pessoas de uma forma positiva, gerando um clima agradável e promovendo qualidade nas relações sociais.

No espaço de trabalho por exemplo, podemos ver diversos exemplos clínicos de pacientes que acabam adoecendo por ter colegas ou até mesmo superiores que tem uma postura de compará-los com os outros. Nesse sentido, esse comportamento pode acabar gerando um sentimento de inferioridade na pessoa exposta.

O mesmo exemplo também acontece em ambientes familiares. Contudo, é muito comum observarmos os pais comparando os filhos sobre o desempenho escolar ou até o cumprimento de regras, como o bom comportamento. Esse tipo de postura afeta o bem-estar dos envolvidos e tem grande impacto emocional negativo.

O que fazer quando percebemos que as pessoas não têm responsabilidade afetiva conosco?

O principal é entender o mais óbvio e também o mais difícil: nós só conseguimos controlar aquilo que está no nosso controle. Dessa forma podemos entender que o comportamento do outro não está sobre nossa influência e o máximo que conseguimos fazer é comunicar sobre como nos sentimos. 

Entretanto, após essa comunicação, torna-se importante perceber que se durante a fala não há mudança de comportamento no outro, esgotam-se nossos recursos verbais e torna-se necessário impor limites comportamentais. Assim, podemos criar uma distância dessa pessoa pensando em nos proteger dos impactos ocasionados pelo comportamento dela.

Responsabilidade afetiva é sobre levar em consideração como eu me posiciono, como as pessoas se sentem com meu comportamento e também como eu me sinto com o comportamento delas.

Como lidar falta de responsabilidade afetiva 

ajuda psicológica é essencial para pessoas que sofrem com a falta de responsabilidade afetiva dos outros em relação a elas. Essas pessoas experimentam uma série de emoções negativas, como tristeza, solidão, raiva e baixa autoestima devido à falta de cuidado emocional por parte dos outros.

Nesse sentido, um psicólogo pode desempenhar um papel crucial no auxílio emocional para quem sofre com este fato. Diante disso, o profissional da psicologia proporciona um espaço seguro e acolhedor para expressarmos nossas preocupações, explorarmos padrões de relacionamento disfuncionais e trabalharmos na construção de relacionamentos mais saudáveis.

Fonte: TelaVita

Fonte: Flowing