• 27 março, 2022

Cinco dicas para começar a praticar exercícios físicos

Além do bem estar físico e emocional, as atividades físicas são fator de proteção contra diversas doenças. Ou seja, exercício é sinônimo de saúde. Mas, sabemos todos, nem sempre é fácil começar. Mas é preciso! Então, reunimos algumas dicas do Ministério da Saúde para Aderir à prática de atividades físicas, por ao menos três vezes por semana. Confira!

Experimente diferentes possibilidades

Faça uma caminhada, tente fazer uma corrida, dance, prove modalidades esportivas, faça hidroginástica, musculação, natação ou veja outras alternativas dentro de uma academia ou na sua comunidade.

É importante experimentar coisas diferentes para fazer da atividade física um hábito, uma coisa prazerosa, que não seja uma obrigação. Por isso, experimentar diferentes possibilidades é uma estratégia muito boa.

Experimente se exercitar em horários diferentes

Faça essa experimentação até descobrir em qual momento do dia você se sente mais disposto, ou qual é o momento que se encaixa melhor na sua rotina. Isso vai facilitar que o exercício não seja percebido como obrigação. É importante entender este ponto: colocar a atividade física dentro da sua rotina e fazer com que ela se encaixe no seu dia a dia e seja uma coisa bem natural.

Tenha uma boa companhia

Uma boa companhia pode ser o impulso que falta para você começar e continuar a fazer sua atividade física.

Inicie com cargas baixas

Tente adquirir o condicionamento físico aos poucos. Não se esforce exageradamente, para manter no exercício uma sensação prazerosa. Se já começar querendo fazer muita coisa, você pode não sentir prazer naquilo e se desmotivar.

Não fique planejando demais

Vista a roupa, calce um sapato confortável e comece! Planejar demais, esperar por isso ou por aquilo pode te desmotivar e fazer com que você não comece nunca. Você sempre vai adiar, se planejar demais. Sentiu a necessidade, inicie. Vá fazer uma caminhada. No outro dia, tente uma coisa diferente, mas faça. Quanto antes vier esta pratica regular, melhor vai ser para sua saúde.

Fonte: Ministério da Saúde

Fonte: Flowing