• 15 março, 2020

Você está guardando o suficiente para a aposentadoria?

Quatro perguntas que você precisa fazer para si para saber quanto você deve guardar para esta etapa da vida


Se você fizer parte da grande maioria de trabalhadores de todo o mundo provavelmente a resposta para a pergunta do título da coluna será “não”.

Pesquisas realizadas em vários países por diversos institutos mostram que os trabalhadores não se sentem confiantes quando o assunto é aposentadoria.

Saiba quais são as quatro perguntas que você precisa fazer para si para saber quanto você deve guardar para esta etapa da vida

Em geral os resultados mostram que a maior parte dos entrevistados não está confortável com as economias que estão fazendo e uma parcela expressiva sequer iniciou investimentos neste sentido.

Mas quanto é suficiente?

Esta é uma dúvida recorrente e para ser bem sincera a verdade é que não há uma resposta definitiva.

Há vários fatores que devem ser contabilizados na hora de tentar calcular uma estimativa para este valor. Veja bem, uma estimativa, e que pode e deve ser revisada periodicamente.

O ponto de partida deve ser sempre a aposentadoria oficial, é o primeiro pilar. E quanto maior for esta parcela melhor, o problema é que há um teto e ele tende a ser cada vez mais baixo.

O próximo passo é a previdência complementar e em tese ela é a responsável por cobrir a diferença entre o que você receberá do INSS e o valor total que você precisará receber para viver.

Mas, insisto, quanto será suficiente?

Algumas perguntas que vão ajudar nesses cálculos:

1- Você continuará trabalhando mesmo depois de aposentado?

Se continuar a ter receita de algum tipo de trabalho, precisará retirar menos da previdência complementar, ou seja, seu patrimônio terá uma vida mais longa.

2- Quantos serão seus dependentes?

Nesta complexa revolução do aumento da expectativa de vida, não raro encontramos filhos que demoram mais a sair de casa e se colocarem no mercado de trabalho. E isto vai impactar bastante suas despesas.

3- Que estilo de vida você quer levar?

Você é daqueles que gostam de viajar, curtir programas culturais, sair para jantar com amigos? Ou seu estilo é mais caseiro? Prefere morar em grandes centros urbanos ou no interior? Pensa em passar um tempo no exterior? Qual o custo de vida da cidade onde irá morar? Vai morar de aluguel ou casa própria?

As respostas para essas perguntas vão lhe ajudar a ter uma ideia do quanto precisará para financiar sua aposentadoria.

4- Como você está cuidando da saúde?

Saúde continuará sendo um dos seus custos depois de aposentado. Como você vai pagar por isso? Quem hoje tem um benefício — como seguro de saúde, odontológico e auxílio farmácia —pego pelo empregador já sabe como irá financiá-lo quando parar de trabalhar? Você tem um investimento para isso?

FONTE: Viva a Longevidade,por Mara Luquet

Fonte: Flowing