• 1 março, 2020

7 dicas para equilibrar o nível de açúcar no sangue

Como ajustar a alimentação para não sofrer com o excesso ou a falta de glicose no corpo


Comer doces em excesso, já sabemos, pode causar alguns problemas, que vão desde fadiga até desenvolvimento de diabetes. Ter menos açúcar do que o necessário no sangue também pode ser prejudicial, por isso é importante ter uma alimentação em que o nível de glicose no organismo seja equilibrado. Quer saber como? Confira essas sete dicas dadas pelo site mindbodygreen.

Reduza os processados

Muitos alimentos processados têm altos teores de açúcares e outros carboidratos e, por não terem fibras, retardam a estabilização do nível de glicose no sangue. Se não der para evitá-los, prefira os que são feitos com alimentos integrais, como castanhas, sementes e frutas secas.

Coma mais fibras

As fibras reduzem a velocidade de digestão dos carboidratos e a absorção de açúcar, por isso ajudam o nível de glicose a ir subindo gradualmente. Algumas boas fontes de fibra são: pera, aveia, framboesa, brócolis e lentilhas.

Fazer refeições equilibradas, caprichando nas fibras e proteínas, retarda a absorção de açúcar pelo organismo
Fazer refeições equilibradas, caprichando nas fibras e proteínas, retarda a absorção de açúcar pelo organismo

Escolha proteínas de qualidade

As proteínas regulam a secreção de insulina, o que faz o nível de glicose no sangue subir mais lentamente. Além disso, alimentos ricos em proteína dão bastante saciedade, evitando a tentação de comer um docinho ou lanche antes da hora.

Consuma gorduras saudáveis

A gordura também ajuda a segurar os picos de açúcar, mas devem ser consumidas com atenção. O ideal é evitar a gordura refinada (trans e óleos vegetais) e apostar em castanhas, azeite, abacate e salmão.

Vá de integral

Os carboidratos são nossa fonte de energia, então não devem ser riscados da nossa dieta. Aqui, a dica é trocar o pão branco, o macarrão e os doces por grãos integrais, batata doce e frutas, entre outros carboidratos integrais.

Cuidado com o jantar

Nosso organismo vai se tornando mais resistente à insulina ao longo do dia, então o que comemos à noite causa um pico de açúcar no sangue maior do que o que comemos de manhã. Por isso, evite comer demais ou muito tarde no jantar. O melhor é fazer refeições maiores mais cedo.

Beba bastante água

Beber água ativa os rins, que eliminam o excesso de açúcar do sangue na urina. Alguns estudos já mostram que quem bebe mais água tem menor risco de desenvolver hiperglicemia (alto nível de glicose no sangue).

FONTE: Viva a Longevidade

Fonte: Flowing