• 1 setembro, 2017

Saia do sedentarismo

Cuidar da Saúde é uma atitude para toda a vida!

Atividade física

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a prática de, pelo menos, 30 minutos de atividade física por dia, em cinco ou mais dias por semana.

Os benefícios da atividade física regular são inúmeros: além do aumento da autoestima, da melhora do humor, da diminuição do estresse, da possibilidade do convívio social e do alívio dos sintomas de ansiedade, sabe-se que se exercitar auxilia no controle da pressão arterial, dos níveis de colesterol e de glicose no sangue, promove a queima de calorias, fortalece os ossos e a musculatura, melhora a capacidade do pulmão e a flexibilidade das articulações, além de reduzir o risco de quedas em idosos, entre muitos outros benefícios.

Sedentarismo 

Sendo um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas, o sedentarismo atinge, pelo menos, 16,4% dos adultos no Brasil, segundo dados de 2009 do Ministério da Saúde. O problema é que grande parte dos sedentários pensa ser ativa – muitas pessoas que relatam praticar exercícios, não realizam essas atividades com periodicidade e intensidade suficientes para a manutenção da saúde.

É preciso estar atento! O tipo de atividade física que deve ser praticado depende, especialmente, da afinidade individual com o exercício, do prazer que ele pode proporcionar e disponibilidade física para realizá-lo.

Porém, independente de ela ser para recreação ou treinamento, é fundamental procurar um médico ou um profissional especializado para saber quais as reais condições de saúde do nosso corpo, ou seja, quais as limitações dele quando submetido ao esforço.

Essa análise permite a escolha do tipo de exercício mais adequado para cada pessoa, assim como da carga de esforço, da frequência e do tempo de cada sessão de treinamento.

O sedentarismo não significa, necessariamente, falta de atividade esportiva, mas sim, a ausência de um exercício físico adequado e regular, o que leva a um aumento no risco do desenvolvimento de várias patologias. Está relacionado às doenças cardiovasculares, à obesidade, ao diabetes tipo 2, à osteoporose e até mesmo a alguns tipos de câncer, como o de mama e o de cólon, e a doenças psiquiátricas, como depressão e ansiedade.

Vale lembrar que o sedentarismo não é problema exclusivo dos adultos. Dados da OMS mostram que cerca de dois terços das crianças não praticam exercícios suficientes, o que pode implicar em consequências importantes para a saúde dos pequenos no futuro.

Exercícios – suas modalidades e características

Vale a pena conhecer os principais atrativos e senões das atividades físicas praticadas com mais frequência:

  • Caminhada: Por ser de fácil realização e de baixo gasto de energia, a frequência semanal recomendada desse exercício costuma ser alta – até porque os riscos de eventos prejudiciais à saúde são muito baixos. Só há restrições ou contraindicações para pessoas com lesões importantes em ossos, articulações, ligamentos e tendões dos membros inferiores (pés e pernas). Um ótimo instrumento para motivar a prática da caminhada é o pedômetro, também conhecido como contador de passos, com a meta de chegar a 10 mil passos diários. Essa quantidade é suficiente para melhorar a aptidão física e prevenir doenças potencialmente pioradas pelo sedentarismo, como a diabetes.
  • Corrida: Considerada uma evolução natural do programa de caminhada, a corrida é um exercício aeróbico de vasta aceitação, com grandes atrativos do ponto de vista físico e social. Esse exercício aprimora o condicionamento físico sem sobrecarregar ossos e músculos, desde que, evidentemente, seja efetuado após avaliação profissional adequada. Outra vantagem é a possibilidade de intensificar progressivamente o tempo de corrida e o condicionamento, visando, por exemplo, a provas mais longas.
  • Bicicleta: A Organização Mundial da Saúde apoia o uso da bicicleta no cotidiano, mesmo nos grandes centros urbanos. O maior risco é a exposição aos acidentes de trânsito, já que a maioria das cidades brasileiras não conta com estrutura para garantir a segurança do ciclista. Num programa de treino ciclístico, o corpo mostra os primeiros resultados em cerca de seis a oito semanas de prática, refletindo a mudança de um estado sedentário para uma condição mais ativa. Assim como na corrida, é possível fortalecer o treinamento com o objetivo de cumprir distâncias maiores.
  • Futebol: Esporte de paixão nacional, o futebol representa um ótimo programa de atividade física, mas precisa ser combinado com um programa de condicionamento muscular, para fortalecer os músculos, e aeróbico, para aumentar a capacidade de correr atrás da bola. Além disso, favorece o trabalho de equipe e permite uma evolução contínua, quando bem executado. Em nome de um bom resultado no treino – e não apenas no jogo –, vale considerar uma boa dose de força de vontade para abrir mão do chope e do churrasco ao fim da partida.
  • Academia: A academia de ginástica também é uma escolha muito adequada, já que reúne os tipos essenciais de exercícios físicos com cargas de esforço bem personalizadas, permitindo a execução de programas completos de atividade, sempre com a atenção de um profissional de educação física. O local incentiva a prática de atividades aeróbicas, como a caminhada e a corrida, bem como de exercícios de flexibilidade e de resistência muscular localizada. Por outro lado, pode deixar de estimular quem não está acostumado com o ambiente fitness e com os equipamentos de musculação.

Algumas dicas para a prática de atividades físicas

  • Consulte sempre um profissional.
  • Alimente-se adequadamente e beba líquidos antes e depois das atividades.
  • Use roupas leves.
  • Escolha horários mais frescos e procure não se exercitar sob o sol.
  • Dê preferência a lugares agradáveis, como parques, praças e centros esportivos.
  • Use sempre filtro solar.
  • Respeite os limites do seu corpo.

FONTE: Juntos pela Saúde

Fonte: Flowing