• 24 novembro, 2020

8 dicas para prevenir a solidão de pessoas queridas

A pandemia do novo coronavírus provavelmente isolou você de familiares, dos amigos e dos colegas de trabalho. Depois de seis meses de distanciamento social, muitos brasileiros se apoiaram em aplicativos de mensagem para colocar a conversa em dia ou trocar uma ideia com pessoas queridas.

Mas, não há como negar que muitas pessoas passaram a se sentir mais solitárias com esse isolamento. Essa sensação pode desencadear problemas de saúde. De acordo com uma publicação da Harvard Health Publishing, divisão de educação em saúde da Universidade de Harvard, estudos indicam que a solidão equivale a fumar 15 cigarros por dia, pode fazer mais mal para a saúde do que a obesidade e aumentar o risco de morte em 29%.

Identificar esses sintomas de solidão em um ente querido não é uma tarefa fácil, ainda mais no período atual. Mesmo assim, a publicação da Harvard Health trouxe 8 dicas que podem ajudar você e outras pessoas a lidarem melhor com esses momentos solitários. Confira:

Busque a melhor maneira de se conectar

Isso não significa saber as novidades dos amigos e família via redes sociais, já que elas podem aumentar os sintomas de solidão quando usadas em excesso. A dica da publicação da Harvard é tentar conversar com as pessoas por telefone ou vídeo chamada. Vale até trocar uma ideia com o vizinho do lado.

Tenha gratidão com as pessoas

A solidão pode fazer com que as pessoas se concentrem em si mesmas ou em suas dificuldades. Caso você identifique isso, a sugestão é expressar gratidão por amigos, familiares e colegas de trabalho.

Concentre-se no que você pode mudar

Focar em um pensamento que está sob seu controle e trabalhar nele é melhor do que se concentrar no distanciamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus (ou seja, fora do seu controle), que pode aumentar os sintomas de solidão.

Dê espaço para a sua criatividade

Aproveite algum tempo livre para completar uma tarefa, escrever ou encontrar alguma atividade prazerosa.

E tire o espaço para a negatividade

Somos bombardeados de informações diariamente e, na situação atual, limitá-las ou dar um tempo na leitura delas pode ser algo benéfico. Tenha no seu entorno (ainda que com distanciamento físico) pessoas e atividades que dão prazer.

Sorrir é o melhor remédio

Busque compreender e ser paciente

Tratar os outros e a si mesmo com compaixão é mais uma dica. Tentar se envolver em interações que te dão prazer podem ajudar também as pessoas ao seu redor e melhorar a conexão entre vocês.

Desenvolva uma rotina equilibrada

Que tal criar uma rotina que vai reunir atividades físicas, algo que seja relaxante, um projeto e ainda uma conexão com pessoas queridas?

Fonte: Viva a Longevidade 07/06/20

Fonte: Flowing