• 30 janeiro, 2021

7 motivos pelos quais 2021 será melhor para quem adotou o trabalho remoto3 min

Trabalhar remotamente se tornará cada vez mais comum para os colaboradores.

Muitas pessoas experimentaram o trabalho remoto pela primeira vez em 2020. Mas o que esperar do home office para este ano? Segundo especialistas ouvidos pelo site FastCompany, a expectativa é de que o modelo se torne mais fácil, mais equitativo, menos isolado e financeiramente mais compensador, o que é uma boa notícia para as 4 mil pessoas que disseram esperar continuar trabalhando remotamente em tempo integral após a pandemia (65%) ou em um modelo híbrido (31%), segundo uma pesquisa da FlexJobs. 

Se você abraçou o trabalho remoto ano passado, confira 7 motivos pelos quais 2021 vai ser um ano melhor: 

1. Novas políticas serão criadas para apoiar os trabalhadores remotos 

Antes da pandemia, o trabalho remoto era praticamente um nicho de mercado. Agora, com muitos colaboradores em casa, a expectativa é que novas políticas e legislações sejam criadas para melhorar as condições de quem trabalha remotamente. 

2. Acesso a mais ferramentas e recursos 

As empresas passarão a dar um maior incentivo ao investimento e à adoção de produtos que vão melhorar a experiência do quadro de funcionários que trabalham em casa. Ferramentas remotas de segurança, gerenciamento de despesas e programas de colaboração e comunicação devem receber uma atualização neste ano. 

3. O trabalho remoto parecerá mais natural 

O trabalho remoto mudou a rotina e os hábitos de muita gente. Para alguns, essa transição foi difícil inicialmente, mas, após meses dentro de casa, as pessoas se adaptaram e estabeleceram novos hábitos para encontrar um equilíbrio. 

4. As pessoas vão conseguir separar vida pessoal e trabalho 

Não há como negar que muita gente não aproveitou ainda os verdadeiros benefícios do trabalho remoto, como viajar e trabalhar de onde a pessoa estiver. Ainda mais quando essa mudança repentina de modelo não pôde considerar as demandas que cada colaborador precisava lidar em casa. A expectativa agora é de que as pessoas consigam separar trabalho e família, aproveitando, assim, o tempo que o trabalho remoto permite. 

5. O trabalho remoto será menos isolado 

Com a pandemia, muitas pessoas se sentiram isoladas e solitárias durante o trabalho remoto. Mas isso não significa que sejam problemas do trabalho remoto em si. Com a volta à normalidade, os colaboradores podem aproveitar espaços de coworking para realizar as demandas da empresa e até mesmo fazer networking, quando for permitido, claro. 

6. A diversidade estará em alta 

Uma empresa que adota o trabalho remoto pode contratar talentos de qualquer região, promovendo a diversidade e se destacando no mercado. 

7. Profissionais remotos podem ganhar mais 

Se uma empresa pode contratar um profissional de qualquer lugar, ele pode se candidatar a vagas fora da sua região, mas que ofereçam melhor remuneração. Já não será preciso se mudar para outra cidade por melhores oportunidades, quando a expectativa é que contratações remotas sejam cada vez mais comuns nas organizações. 

FONTE: Viva a Longevidade