• 27 agosto, 2022

7 maneiras para você se relacionar bem com seus colegas de trabalho

Como você provavelmente passa mais tempo com seus colegas de trabalho do que com qualquer outra pessoa, é essencial ter, pelo menos, um relacionamento decente com eles. Esperançosamente, será ainda melhor do que isso. Relacionamentos harmoniosos no local de trabalho podem tornar o trabalho um prazer. Siga estas dicas para aprender como se relacionar com seus colegas de trabalho.

Respeite seus colegas

Você não precisa ser amigo de todos os seus colegas, mas deve demonstrar respeito uns pelos outros. A principal maneira de fazer isso é evitar coisas ofensivas. Por exemplo, limpe-se, não tire a comida de ninguém da geladeira,  diga que está doente quando necessário para não espalhar sua doença e não roube o crédito pelo trabalho de outra pessoa. Se um colega de trabalho lhe disser que determinado comportamento o aborrece, faça o possível para evitá-lo, a menos que o pedido não seja razoável.

Não exagere na hora de contar coisas

Às vezes, os colegas se tornam amigos, pelo menos enquanto estão no trabalho. É ótimo se você está totalmente à vontade com eles, mas tome cuidado para não se sentir tão confortável que não ache que nenhum assunto deva estar fora dos limites. Alguns tópicos podem causar estranheza e, portanto, você deve evitá-los.

Alguns assuntos polêmicos, por exemplo, política e religião, podem até incitar discussões que podem levar à discórdia no local de trabalho. Outros, como sua vida sexual, podem causar constrangimento. Espere até estar com seus amigos e familiares para discuti-los.

Começar um novo trabalho é estressante. Além de se preocupar em impressionar seu chefe, você também se preocupará em estabelecer um relacionamento com seus colegas de trabalho. Você vai se dar bem com eles tão bem quanto com seus ex-colegas, ou melhor se seus relacionamentos não forem tão bons quanto poderiam ser?

Construir laços fortes leva tempo, mas começa no primeiro dia em um novo emprego. Comece da melhor maneira sendo amigável com todos que encontrar. Se você achar difícil conversar sobre amenidades, lembre-se de que um sorriso caloroso ajuda muito. Faça perguntas e aceite gentilmente ajuda e conselhos quando outros os oferecerem. Se você for convidado para almoçar com outras pessoas, vá.

Encontre uma maneira de se dar bem com todos, mesmo com as pessoas mais difíceis

O ditado “você pode escolher seus amigos, mas não pode escolher sua família” deve ser expandido para incluir colegas de trabalho. Você também não pode escolhê-los. Alguns – esperamos que não muitos – podem ser difíceis (assim como alguns de seus parentes).

Independentemente de quão irritantes eles possam ser, encontre uma maneira de se dar bem com todos, mesmo que houverem pessoas tagarelas ou calados, humildes ou que gostam de aparecer, não importa como sejam seus colegas.

Pratique a boa etiqueta de escritório

As boas maneiras são necessárias tanto no trabalho quanto em qualquer lugar. Lembre-se disso sempre que estiver perto de seus colegas de trabalho e sempre seja educado com eles.

Ao fazer ligações , sejam pessoais no celular ou relacionadas ao trabalho em seu cubículo, não distraia ninguém que esteja tentando trabalhar. Fale baixo e tenha conversas pessoais em particular.

Além disso, use a etiqueta adequada ao  enviar e-mails a  seus colegas. Sempre diga “por favor” ao fazer uma solicitação e não deixe seus colegas de trabalho loucos clicando em “responder a todos” em um e-mail de grupo quando apenas o remetente precisa ver sua resposta.

Esteja atento às boas maneiras à mesa ao almoçar com seus colegas de trabalho. Por exemplo, não cuide das questões de higiene pessoal à mesa (guarde o fio dental), guarde o celular na bolsa ou no bolso e não seja rude com os garçons. 

Seja gentil com seus colegas de trabalho

Você deve ser útil com seus colegas de trabalho o tempo todo, mas também realizar atos aleatórios de bondade que os pegem desprevenidos. Por exemplo, leve um café e um biscoito para um colega em uma tarde sombria ou ofereça-se para ficar até mais tarde para ajudá-lo a concluir um grande projeto com um prazo iminente.

Não espalhe fofoca maliciosa

Espalhar fofoca no trabalho o deixará em apuros, quer as informações que você compartilha sejam precisas ou sejam um boato. Embora possa ser tentador compartilhar detalhes interessantes, resista ao impulso de falar sobre seus colegas de trabalho. Fazer isso fará com que você pareça não ser confiável e deixará todos preocupados, pois podem ser seu próximo assunto.

Promover um bom relacionamento no local de trabalho facilita a vida de todos, inclusive, todo mundo trabalha melhor num ambiente tranquilo, não é verdade?

Fonte: Aberj

Fonte: Flowing