• 6 setembro, 2023

6 Dicas para emagrecer de forma saudável

Emagrecer parece uma missão impossível para você? Normalmente as tentativas de perder peso envolvem dietas da moda, restrições rigorosas que são difíceis de cumprir, entre outras estratégias que comprovadamente não são viáveis. O grande segredo do emagrecimento, está em fazer escolhas mais conscientes e no desenvolvimento de hábitos mais saudáveis, ou seja, não simplesmente alterar os hábitos dentro de uma dieta, mas adotá-los como estilo de vida. No início pode parecer um pouco difícil, mas com o tempo o corpo vai funcionar melhor, você vai se sentir melhor e emagrecer será um reflexo desse novo estilo.

Por que será que estou ganhando peso?

Estudos demonstram que o aumento de peso está relacionado com questões genéticas, ambientais e / ou hormonais. Após os 30 anos por exemplo, é natural que o metabolismo comece a ficar um pouco mais lento, mas devido a influência genética, essa lentidão pode ser notada de forma mais marcante por alguns indivíduos, e menos por outros. Já percebeu que algumas pessoas perdem peso com muita facilidade, e outras sofrem bastante por alguns quilinhos a menos? Eis a genética atuando. Em uma minoria de casos, o ganho de peso pode estar associado a alguma doença ou condição específica. De qualquer forma, a orientação primordial é que você consulte um médico para entender o que ocorre no seu caso, podendo partir para as estratégias mais adequadas.

Ainda assim, existem hábitos que você não deve esperar mais para desenvolver, e que vão com certeza refletir na sua melhor versão e boa forma. Confira!

1 – Não deixe de comer, mas escolha melhor o que come!

Essa frase define muito o processo de emagrecer com saúde. Ficar horas e horas de estômago vazio não é o que vai fazer você perder peso de forma definitiva. Pelo contrário, muitas pessoas em dietas restritivas demais ficam tão irritadas, que no primeiro desafio descontam tudo na comida! Então esse não parece um bom caminho. Comece a explorar os sabores de alimentos in natura, frutas, verduras, vegetais e ovos por exemplo. Alimentos que passaram por pequenas intervenções (minimamente processados) também podem fazer parte da sua alimentação, como peixes e carnes congeladas, grãos integrais, entre outros. Existem tantas variedades que permitem o preparo de receitas deliciosas, e que com certeza irão atender o seu paladar. Monte pratos coloridos e mais nutritivos.

2 – Atenção na hora do preparo dos alimentos

Se a escolha dos alimentos é fundamental, a maneira de preparo é igualmente importante. Não são opções aqueles temperinhos prontos, sabe!? Eles são altamente concentrados em sódio e aditivos químicos que não fazem bem para a saúde, além de interferirem no processo de emagrecimento. Procure utilizar azeite extra virgem e temperos naturais. Existe uma variedade enorme deles, e você nem vai querer lembrar que usava temperos industrializados. 

3 – Reduza o consumo de doces

O açúcar refinado presente nos doces e a farinha branca, são inimigos do seu desejo de emagrecer. Eles aumentam a circulação de glicose no sangue, reduzem a ação da insulina e geram maior depósito de gordura. Quando der aquela vontade incontrolável, opte por consumir a sua fruta preferida fresca, ou até mesmo seca.

4 – Exercícios de alta intensidade são grandes aliados

A prática regular de exercícios físicos é fundamental. Procure a modalidade que você mais se identifica, e comece o quanto antes. Para quem busca emagrecer com saúde, os exercícios de HIIT (treino intervalado de alta intensidade) costumam ser indicados, já que ajudam na aceleração do metabolismo e no aumento da queima calórica. Você pode selecionar alguns dias da semana para os treinos mais curtos e intensos, e alguns dias para outra modalidade, assim a sua rotina “fitness” ficará mais divertida.

5 – Cuide das emoções

Estudos comprovam que o estresse constante provoca a elevação dos níveis de cortisol no sangue, prejudicando a saúde e o processo de emagrecimento, favorecendo o acúmulo de gordura principalmente na região abdominal. Buscar maneiras de controlar esse estado é fundamental. Se necessário, conte com a ajuda de um profissional em saúde mental.

6 – Dormir bem é primordial

Que o sono é essencial para a saúde você provavelmente já deve ter ouvido falar, mas sabia que noites mal dormidas favorecem a liberação do hormônio da fome, a grelina? Sim, é verdade! Tente se deitar sempre no mesmo horário, consuma alimentos leves no jantar e desligue todos os aparelhos que emitem luz, assim você irá favorecer a liberação do hormônio responsável pelas funções do sono, a melatonina.

Fonte: Texto retirado do Blog Natupharma 
Link: https://natupharma.com.br/6-dicas-para-emagrecer-de-forma-saudavel

Fonte: Flowing