• 8 setembro, 2020

5 palestras no TED sobre finanças e economia com legendas em português2 min

1 – Como reconstruir a economia global

O que fazer para garantir que as nações mais impactadas pela crise do coronavírus consigam se reerguer depois que a pandemia passar? É essa a grande questão debatida por Kristalina Georgieva, presidente do Fundo Monetário Internacional (FMI). A economista búlgara, que já presidiu o Banco Mundial, acredita que é necessário estimular essas economias para que elas possam conduzir grandes transformações.

2 – As oportunidades escondidas da economia informal

Niti Bhan é especialista em mercados emergentes e uma grande estudiosa sobre a sociedade africana. Nessa palestra, ela mostra quais são as competências dos trabalhadores informais na África — de vendedores ambulantes a artesãos — e explica por que grandes empresas e empreendedores deveriam prestar mais atenção nesses profissionais, que trazem grandes oportunidades de negócio.

3 – A economia dos macacos é tão irracional quanto a nossa

Usando como gancho a crise econômica de 2008, Laurie Santos explica por que os homens são tão ruins em tomar boas decisões quando estão em contextos adversos. A psicóloga cognitiva é especialista na “economia dos macacos” e mostra que os mecanismos de escolha dos primatas não são tão diferentes dos nossos — ainda mais quando se trata de assuntos financeiros.

4 – A moeda da nova economia é a confiança

A explosão das empresas de compartilhamento fez com que Rachel Botsman se especializasse em estudar por que as pessoas estavam mais abertas a dividir bens por um perío­do determinado, em vez de adquiri-los. A resposta para esse comportamento, segundo ela, é a confiança. Para a americana, que foi eleita uma das jovens líderes globais pelo Fórum Econômico Mundial, essa é a palavra que definirá os mercados no futuro.

5 – Como a desigualdade econômica destrói as sociedades

Os efeitos da disparidade entre os mais ricos e os mais pobres de uma população vão muito além das questões financeiras. O epidemiologista britânico Richard Wilkinson analisa profundamente estatísticas de saúde para mostrar que, quanto maior o abismo entre quem ganha mais e quem ganha menos, maior o risco de haver pessoas com doenças físicas e mentais. Palestra essencial nos tempos de hoje.

Fonte: Você S/A