• 15 dezembro, 2021

5 dicas para você conciliar trabalho e família e ter uma vida mais saudável6 min

Hoje é comum não saber por qual tarefa começar e driblar a rotina conforme os compromissos necessários a cumprir, de tantas demandas diárias ao longo da vida pessoal e profissional: como conciliar as duas e viver de uma maneira mais leve e saudável?

Muitos empreendedores sabem que não é fácil dar conta de tudo, por mais que tentem “abraçar o mundo”, pois sempre há algo que pode melhorar ou que precisa de mais atenção. Afinal, é possível se manter bem tanto no trabalho quanto nos aspectos de casa e família?

Fizemos esse post, com as 5 principais dicas, para te ajudar a ter mais saúde mental e sucesso em todos os setores da sua vida, conciliando as áreas em que atua, para viver melhor. Acompanhe a leitura com a gente e aproveite!

  1. Organize sua rotina e faça planejamentos

Provavelmente você já deve estar cansado de saber que é preciso fazer planejamentos antes de realizar quaisquer tarefas, não é mesmo?

Por mais que seja clichê, para que você consiga conciliar trabalho e família, é preciso se planejar com frequência e manter a organização em dia. Porém, como fazer isso em meio a tantas atividades?

Em vez de você pensar que planejamento é perda de tempo, você pode ver a organização como uma forma de conseguir sair da rotina com mais assertividade sempre que possível: e para alcançar isso, é necessário mapear os seus processos para flexibilizar melhor o seu tempo, identificando o que deve ser feito e o que não é tão prioritário assim.

Sabe aquela sensação de que você nunca tem tempo para nada e que está sempre com muitas ocupações, sem poder aproveitar momentos de lazer ou descanso? Então, quando você “coloca tudo no papel”, os obstáculos e as soluções começam a se revelar com mais nitidez, contribuindo para que você saiba como encontrar a melhor saída para obter rotinas mais tranquilas.

Outra dica é estabelecer objetivos anuais, mensais e semanais. Isso ajuda você a ter uma visão mais ampla e estruturada de como alcançá-los de forma prática e eficaz, além de otimizar o seu cotidiano e melhorar os níveis de produtividade.

A forma de fazer isso varia muito, pois algumas pessoas preferem usar aplicativos ou sites, e outras se adaptam melhor ao papel e caneta: vale testar as ferramentas disponíveis para encontrar a que é ideal para você.

2.Utilize a comunicação a seu favor

Ter uma comunicação transparente tanto com sua equipe de trabalho quanto com seus familiares não custa nada e ainda gera uma série de benefícios a longo prazo.

Em vez de prometer muito, você pode explicar sua real situação, suas necessidades e o que você precisa fazer em determinado período. Isso ajuda você a diminuir autocobranças, tornar os seus objetivos mais claros e melhorar seus relacionamentos, construindo confiança e possibilitando trocas mais verdadeiras.

Vale lembrar que definir seus limites não é ser egoísta, mas se respeitar e dialogar com sinceridade sobre seu tempo e espaço. Dessa forma, é mais fácil seus familiares e sua equipe terem a condição de entender melhor suas decisões.

3.Saiba priorizar tarefas e pedir ajuda

Geralmente, quando temos a dificuldade de saber o que fazer em primeiro lugar ao longo do dia ou da semana, é porque não conseguimos identificar quais são as prioridades para determinado período.

Ao mapearmos todos os compromissos, garantimos a oportunidade de analisar quais são mais urgentes e necessários, e quais podem ser feitos com mais tranquilidade: mais um ponto para o famigerado planejamento, que falamos mais acima.

Por isso, é recomendável priorizar tarefas e pedir ajuda sempre que for necessário. Esses dois pontos são fundamentais para melhorar a sua motivação e diminuir o peso dos seus ombros, evitando possíveis dores de cabeça e gerando a sensação de dever cumprido com mais facilidade.

4.Tenha momentos de respiro

Qual foi a última vez que você verdadeiramente relaxou? Relaxar é algo com várias possibilidades: você pode ter um tempo só seu ou com sua família, pode ler ou passar a manhã na praia, maratonar sua série preferida ou cozinhar aquela refeição que você tanto gosta, vai depender do que te faz bem naquele momento.

Ter momentos de respiro pode parecer algo banal, mas pode te ajudar tanto a conciliar melhor trabalho e família quanto ter uma vida mais saudável e obter sucesso em tudo que se propor a fazer, gerando mais paz durante a semana.

Por ter muitas cobranças, alguns empreendedores acham que quanto mais tempo passam trabalhando, melhores serão os seus resultados, mas isso nem sempre é uma verdade definitiva. O ideal é manter um equilíbrio para a mente continuar sã e, assim, você ampliar suas oportunidades.

Por isso, da mesma forma que você deve planejar seus horários e suas tarefas de trabalho, você também deve organizar momentos para descansar ou ter momentos de lazer com quem você ama.

Pense naquele hobby que você tem ou naquela atividade que faz tão bem para a sua saúde, e tente separar uns dias ou, ao menos, algumas horas da sua rotina só para isso. Caso, para você, relaxar ou se divertir seja simplesmente não fazer nada: isso também é válido, o que não vale é continuar a se cobrar muito e não se permitir ter um tempo só seu.

5.Cuide da sua saúde física e mental

Ter momentos de respiro, sem dúvidas, já é algo que pode ajudar você a equilibrar os setores da sua vida e preservar sua saúde mental e física. Porém, é importante ficar de olho também em cada sinal aparente ao longo dos dias, como dores de cabeça, dor na coluna ou alterações emocionais, por exemplo.

A síndrome de burnout, esgotamento físico e mental, é um distúrbio causado por altos níveis de tensão e estresse que estão, geralmente, relacionados ao trabalho, e pode atingir profissionais de quaisquer áreas. Alguns de seus sintomas são dores musculares, pressão alta, cansaço, enxaqueca, problemas gastrointestinais e insônia.

Para evitar esse e outros problemas, é indicado buscar ajuda e fazer check-up médico, realizando consultas e exames anualmente, a fim de cuidar melhor da sua saúde e, dessa forma, ajudar você a conciliar melhor todas as áreas de sua vida.

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas!

Fonte: Oneflow