• 4 agosto, 2019

5 dicas para se redimir depois de perder a cabeça2 min

Como voltar a se dar bem com os colegas de trabalho depois de perder a paciência.

Trabalhar pode ser muito estressante –quem nunca perdeu a cabeça com um colega (ou até mesmo com o chefe)? Nessas horas, tudo o que a gente quer é esquecer que esse momento aconteceu. Mas os outros não esquecem, então é preciso saber lidar com a situação. Para contornar esse mau momento, confira essas cinco dicas da Harvard Business Review e fique novamente de boa com os colegas.

Avalie seu comportamento

A primeira coisa a fazer (depois de se acalmar) é olhar para si de uma maneira bem honesta. Foi a primeira vez que isso aconteceu ou esse destempero já vem rolando há algum tempo? Se você não costuma perder a cabeça, os colegas que te conhecem saberão que foi uma exceção, então basta pedir desculpas. Mas, se isso vem acontecendo com certa frequência, será necessário trabalhar um pouco mais para desfazer a impressão negativa.

Peça desculpas

O ideal é fazer isso o mais rápido possível, para o assunto não ficar fermentando na equipe. Segundo pesquisadores, assumir a responsabilidade pelo que fez é a parte mais importante de um pedido de desculpas –ou seja, nada de racionalizar ou arranjar desculpas. Outro ponto importante é explicar o que você vai fazer para reparar o dano causado.

Descubra o gatilho

Para reduzir as chances de perder a cabeça de novo, é importante identificar os fatores que contribuíram para isso. Pode ser um estresse generalizado ou uma resposta a um sentimento de vulnerabilidade ou de frustração, por exemplo. Assim que descobrir a causa, ficará mais fácil tentar resolver o problema. Se você se irrita quando sente que outros estão criticando seu trabalho, por exemplo, mude de perspectiva e reconheça que a opinião alheia resolve a resolver mais rapidamente os problemas da equipe.

Seja consistente

Para que os outros não tenham uma má percepção sobre você, será preciso demonstrar que você tem um temperamento constante com uma certa frequência. Por causa do viés de confirmação, nossa tendência é a de reconhecer só os comportamentos que confirmam nossas opiniões. Portanto, se alguém achar que você é cabeça quente, vai levar um tempo (e muito esforço) para mudar essa opinião.

Reforce as relações

Quando se nutrem relações fortes com os colegas, eles provavelmente vão perdoar um deslize ocasional. Afinal, essas pessoas já interagiram bastante com você e têm um repertório de situações em mente para poder fazer um julgamento mais justo a respeito da sua personalidade.

FONTE: Viva a Longevidade