• 21 janeiro, 2020

5 dicas para cortar gastos no início do ano

Como economizar dinheiro para bancar as despesas da temporada e ganhar fôlego para o resto do ano


Os primeiros meses do ano não são nada fáceis para as finanças. Além de pagar a conta das festas e viagens de fim de ano, chega a hora de pagar alguns impostos e as despesas escolares. Mas dá para reduzir um pouco os gastos para não passar aperto –confira essas cinco dicas listadas pelo Extra e saiba como economizar um pouco mais nesses primeiros meses.

Compre só o planejado

No início do mês, decida o que você realmente precisa comprar e o que pode esperar mais um pouquinho. Inclua essa despesa no orçamento e não passe do limite estimulado. Ou seja: nada de ir ao shopping e se deixar levar pelas promoções da temporada, especialmente quando você não está precisando daquele item específico.

De olho no limite: frear os gastos agora pode garantir um ano mais tranquilo nas finanças
De olho no limite: frear os gastos agora pode garantir um ano mais tranquilo nas finanças

Freie o parcelamento

Aproveite o impulso anticonsumista para não fazer compras parceladas, que podem comprometer o seu orçamento no resto do ano. Aproveite esse primeiro trimestre para não parcelar compras e crie um fôlego para as contas dos meses seguintes.

Renegocie os serviços

Avalie o quanto você gasta com celular, internet, TV a cabo e outras assinaturas e renegocie esses valores com as operadoras. Dessa forma, você pode ganhar abatimentos que renderão um dinheirinho extra todo mês.

Deixe o carro em casa

Outra maneira de economizar é usar mais o transporte público e deixar o carro na garagem. Dessa forma, você pode cortar gastos com combustível e estacionamento –veja quanto você gasta por mês com esses itens e calcule a economia que pode ser feita.

Divirta-se de graça

Você sabe quais são os programas oferecidos de graça na sua cidade? Informe-se, pois no verão costuma haver programas especiais, como shows na praia. Na cidade, prefira ir ao parque ou a uma sessão gratuita de teatro ou cinema.

FONTE: Viva a Longevidade

Fonte: Flowing