• 30 novembro, 2019

5 dicas para controlar os gastos de fim de ano

Como se preparar para se divertir nas férias e nas festas sem passar do limite

Para não terminar o ano no vermelho, muita gente faz um planejamento financeiro para definir o quanto dá para gastar com as festas de fim de ano e os presentes de Natal, como dissemos aqui.

Mesmo assim, tem quem comece janeiro com menos dinheiro porque abusou nas férias ou no recesso. Para evitar esse prejuízo, a NBC News Better traz cinco dicas para você se divertir e manter os gastos sob controle.

Ao planejar os gastos da viagem, não se esqueça de definir um limite para as comprinhas

 Faça uma retrospectiva

Antes de dezembro chegar, identifique quais são os tipos de gastos em que você tem mais chance de sair da linha. Dê uma olhada nos extratos dos seus cartões no ano passado, o que vai ajudar a descobrir onde você costuma gastar mais do que devia e se prevenir contra os excessos do fim do ano.

Prepare-se para o inesperado

No final do ano, é bem provável que gastemos mais com alguns itens, como a caixinha de Natal para quem nos ajuda durante o ano, os presentes inesperados (como um amigo secreto de última hora), as lembrancinhas para professores e até a decoração de Natal. É bom listar todas as despesas que estão por vir e já separar um valor máximo para gastar com elas, para evitar passar do limite.

Conte os extras de viagem

Se você vai viajar, provavelmente já calculou as grandes despesas, como voos, combustível e hospedagem. Mas não se esqueça de prever um montante a ser gasto com as pequenas coisas, como os lanches no aeroporto ou na estrada, estacionamento e lembrancinhas.

Antecipe as compras

Depois de fazer a conta para saber o quanto vai gastar com as festas e as viagens, pegue o valor total e divida pelo número de semanas que restam até o final do ano. Essa é uma boa maneira de ir gastando um valor definido a cada semana –e de se desafiar a não passar do limite semanal. Quem se planeja com antecedência também pode aproveitar promoções, bazares ou apertar o cinto em outras despesas variáveis para engordar o caixa do fim do ano.

Planejamento para 2020

Toda essa preparação pode ser aproveitada para o final do ano que vem. Fique de olho nas suas despesas deste ano e tome nota do que você pode fazer melhor no futuro e onde existem oportunidades de gastar menos, mas sem deixar de se divertir.

FONTE: Viva a Longevidade

Fonte: Flowing