• 27 outubro, 2023

4 motivos pelos quais você deve dormir e acordar no mesmo horário

Uma boa noite de sono depende de uma série de fatores. O quarto deve estar com a temperatura ideal e silencioso, é necessário deixar de lado o celular, a cama deve ser confortável… E por aí vai. Tão importante quanto tudo isso é o hábito de dormir e acordar no mesmo horário, a chamada regularidade do sono. Mas sabemos que é impossível. 

No decorrer da vida temos algumas atividades que vão interferir nos nossos horários de deitar e levantar da cama. Mas é necessário esforço para que essa regularidade aconteça. A previsibilidade da hora garante um ritmo circadiano funcionando melhor. E este é apenas um dos motivos pelos quais você deve dormir e acordar no mesmo horário. Vamos mostrar mais 4 neste post! Confira!

Motivos para dormir e acordar no mesmo horário

Se você não dá importância à regularidade do sono, vai descobrir agora porque deve se preocupar com ela. 

1 – A regularidade do sono ajuda a manter a saúde física

Doenças cardiovasculares, maior risco de obesidade, hipertensão, glicose de jejum aumentada e diabetes são alguns dos problemas de saúde que podem surgir em pessoas que não têm o sono regular. 

A defesa do organismo de quem não dorme e acorda no mesmo horário também é afetada. O corpo sofre para lidar melhor com inflamações. Além disso, o metabolismo e a performance cognitiva são prejudicados.

2 – O sono regulado afeta o sistema digestivo

Quando falamos sobre praticar a regularidade do sono todos os dias, estamos falando também dos fins de semana, feriados e férias. De acordo com um estudo feito por cientistas britânicos, diferenças nos horários de dormir e acordar entre dias de trabalho e de descanso podem causar alterações prejudiciais às bactérias do nosso intestino.

Vale lembrar que é importante para a saúde ter uma variedade de espécies de bactérias no sistema digestivo e o sono pode influenciar em quais tipos serão encontradas. Se você não estiver dormindo e acordando no mesmo horário, aumentam as chances do seu intestino ter bactérias que prejudicam a saúde.

3 – Manutenção do humor

Dormir e acordar todos os dias no mesmo horário aumenta a autopercepção de humor e felicidade da pessoa pela manhã e pela noite. E quanto pior a regularidade, maiores são os sintomas de estresse e depressão de uma pessoa.

4 – Ajuda os estudos

Melhorar a regularidade do sono em 10% ajuda os estudantes universitários a aumentarem suas notas. Nos Estados Unidos, dormir e acordar nos mesmos horários ajudou os estudantes a aumentarem em média 0,1 ponto do GPA, uma espécie de nota média que vai até 4 pontos. O aumento de 0,1 ponto pode ser suficiente para um estudante ser aprovado (ou não) em uma universidade. 

O que acontece ao não dormir e acordar no mesmo horário?

Se uma pessoa apresenta falta de regularidade do sono nos dias em que não trabalha, ela sofre de jet lag social, ou seja, a busca pela compensação do sono no final de semana. Só que vale lembrar que o sono não pode ser compensado. Além disso, o jet lag social gera algumas consequências. Entre elas:

  • Aumento do consumo de álcool;
  • Aumento do consumo de bebidas cafeinadas;
  • Tendência a começar a fumar;
  • Dificuldade mais acentuada de parar de fumar.
Dicas para dormir e acordar no mesmo horário

Ter uma rotina consistente ajuda a dormir e acordar no mesmo horário. Para evitar o jet lag social procure:

  • Evitar a exposição à luz perto da hora de dormir, ou seja, deixe seu celular de lado;
  • Faça exercícios físicos regularmente;
  • Cuidado com o consumo de álcool e cafeína;
  • Monitore o tempo dos seus cochilos (se você tem este hábito).

Começamos este post falando sobre o quarto e finalizamos com ele. Um ambiente confortável também é importante para a manutenção da regularidade do sono. Ter um silencioso, escuro e na temperatura ideal, ajuda você não só a dormir como a dormir bem.

Durma bem, viva melhor!

Fonte: Texto retirado do Blog Persono
Link: https://persono.com.br/insights/sono-e-saude/dormir-e-acordar-no-mesmo-horario

Fonte: Flowing