• 3 julho, 2022

4 dicas para você se acalmar e se reencontrar

Saúde, Bem-estar e autocuidado são palavras que estão em alta atualmente. Isso por que boa parte das pessoas já entendeu que nada adianta sacrificar tudo por causa de uma carreira ou apenas pelo dinheiro. No entanto, sabemos que esse auto cuidado ainda não é possível para todos, seja por desigualdades que enfrentamos na sociedade ou pelo modo de trabalho de cada um. Pensando nisso, trazemos aqui 4 dicas para você se acalmar e se reencontrar com autocuidado. Elas são práticas, grátis e você pode fazer em qualquer lugar.

1 – Tenha um momento de bem-estar e autocuidado do dia para você mesmo

Com a correria dos dias é muito fácil entrar na rotina e simplesmente passar a fazer as coisas sem saber o por quê. Por isso, tirar um tempo para refletir sobre suas ideias, objetivos e também para relaxar é muito importante. Isso faz com que você repense o caminho que está seguindo e te torna capaz de tomar decisões para um futuro mais feliz. Faça isso, seja antes do almoço, antes de dormir, ou qualquer outro momento do dia que você consiga focar em você mesmo. Acredite: vale a pena!

2 – Preste atenção no que você faz, e por que faz

Quando estamos muito focados em algo é comum ficarmos horas trabalhando direto, sem movimentar nosso corpo, sem se alimentar e sem dormir. Ou seja, ultrapassamos alguns limites que nos desestabilizam físico e emocionalmente. Portanto, tente prestar atenção em quantas horas você trabalha direto, se você faz pausas para se alimentar. Além disso, tá tudo bem levantar da cadeira e se alongar um pouquinho ou dar uma caminhadinha. 

3 – Trabalhe suas emoções

Refletir sobre o que estamos sentindo e tentar entender por que sentimos isso é um ótimo caminho para uma vida mais bem resolvida. Afinal, ficar com algo ‘atravessado’ gera um desgaste psicológico e que se for levado adiante, pode, inclusive, virar um desgaste físico. Nesse caso, é melhor tratar isso previamente né? Quando algo te chatear você pode seguir esse roteiro de perguntas para você mesmo: 1) Que emoção essa situação me causou?; 2) Como estou me sentindo em relação a essa emoção?; e, por fim, 3) O que posso fazer agora que entendi o que sinto e porque sinto isso?

4 – Tá com pressa por quê? Ansiedade não ajudará em nada

Faça essa pergunta para você mesma e repita sempre que estiver ansioso ou correndo para realizar uma tarefa. Além disso, quando for cuidar de você mesmo, não precisa ter pressa, apenas aproveite o momento. Afinal, a forma como cuidamos e reservamos o tempo para nós mesmos diz muito nossa saúde de uma forma geral.

Finalmente, prestar atenção no que estamos pensando e sentindo é importante para uma qualidade de vida melhor. Claro que, com tantas tarefas a serem desenvolvidas no dia a dia isso não é algo tão simples. Mas, de alguma maneira reservar um tempo para pensar só em você, acredite, pode transformar sua vida.

Fonte: Seja Criativo

Fonte: Flowing