• 20 julho, 2019

4 dicas para pensar menos em dinheiro

Descubra como não se estressar além da conta com as suas obrigações financeiras.

Dinheiro é um assunto em que a gente pensa muitas vezes durante um dia. É algo natural, uma vez que temos que usá-lo para comprar coisas e pagar contas. Mas pensar excessivamente nisso pode sobrecarregar a saúde da mente –e nos estressar além da conta.

Para evitar que isso aconteça, o mindbodygreen traz quatro dicas para pensar menos em dinheiro e ser mais feliz.
Automatize as contas
Pagamentos fixos, como aluguel, telefone e eletricidade, podem ser colocados em débito automático para que você não tenha que se preocupar com atrasos. “Algumas situações financeiras não requerem decisões”, afirma a consultora financeira Lynne Somerman. Como são despesas inevitáveis, dá para se poupar de ter que pensar nelas em diferentes dias do mês.

Programe um dia para pensar nisso
Pensar sobre seus hábitos de consumo ou planejar seu orçamento são atitudes muito saudáveis. Mas, em vez de ficar constantemente pensando nisso –e por partes–, por que não marcar um dia especial para resolver a parada? A terapeuta financeira Bari Tessler até recomenda acender uma vela ou usar óleos essenciais calmantes para mudar o clima e se sentir mais confortável com esse planejamento.
Marcar uma data para definir seus objetivos é uma maneira de estabelecer um limite em relação ao tempo que você gasta pensando em dinheiro. Se você decidiu reduzir em uma certa quantia seus gastos com as compras, por exemplo, não vai ter que parar para pensar nisso e começar uma exaustiva discussão mental sobre se você tem dinheiro no mês para comprar aquele tênis, porque isso já foi estabelecido.

Fale com um amigo
Falar sobre dinheiro é um tabu, então pensar nisso muitas vezes é uma atividade isolada e que pode levar a sentimentos negativos, como ressentimento e inveja. “Encontre alguém com quem você possa falar sobre dinheiro, uma pessoa que vire sua aliada”, sugere a terapeuta financeira Amanda Clayman. Essa atitude também pode ajudar você a honrar os objetivos estabelecidos. “Se você contar a um amigo que cortou despesas e só pode sair para jantar uma vez na semana, ele vai entender suas prioridades e respeitar esse limite”, diz Clayman.

Peça ajuda profissional
Se todo ano você se estressa fazendo Imposto de Renda, talvez seja melhor pedir a um contador que dê conta da tarefa. Ou, se você não consegue cumprir o seu orçamento, talvez um especialista em finanças possa identificar qual é a melhor maneira de conseguir fazer isso.

FONTE: Viva Longevidade

Fonte: Flowing