• 18 agosto, 2019

4 dicas para amar (de verdade) seu trabalho

Muita gente se sente infeliz por não se identificar com sua trajetória profissional.

Tem gente que já percorreu todas as etapas “esperadas” para ter sucesso profissional: se formou na faculdade, fez estágio, conseguiu um emprego, foi se especializando… Mas, mesmo assim, não se sente feliz com o trabalho.

Pode ser uma crise de identidade, que cada geração vivencia de uma maneira, aponta um artigo da Harvard Business Review. Os mais jovens querem ser a mesma pessoa em casa e na empresa, e esperam um local alinhado com seus valores.

Já os mais velhos não estão nada a fim de parar de trabalhar quando chegar a aposentadoria. E, no meio de tudo isso, existe uma geração que se divide entre cuidar dos filhos e dos pais que estão envelhecendo e por isso busca uma jornada mais leve de trabalho. Essas são apenas algumas das variáveis que ajudam cada pessoa a dar valor ao seu emprego.

Por isso, em algum ponto da carreira, há pessoas que se sentem insatisfeitas e percebem que isso acontece porque seguiram um caminho profissional que pode até contentar aos outros, mas não a si mesmas. Elas sentem que falta consonância, ou seja, chegar a um ponto em que o que você faz combina com quem você é.

Os principais elementos da consonância, que podem ser desenvolvidos por quem quer amar de verdade seu trabalho, são:

Descubra sua vocação
O trabalho também é uma maneira de se conectar com um objetivo maior do que a sua própria vida –um negócio que você sonhe construir, conviver com um ou uma líder que te inspira, resolver um problema social ou se dedicar a uma causa.

Conecte-se com o trabalho
Envolver-se genuinamente com o que você faz traz novos ângulos para enxergar como seu trabalho cotidiano atende à sua vocação por resolver problemas e atingir os objetivos que você deseja.

Entenda qual é sua contribuição
Outro ponto que melhora sua satisfação com o trabalho é entender como suas funções, sua empresa e até seu salário contribui de maneira positiva com a comunidade à qual você pertence –e como tudo isso se conecta com a pessoa que você quer ser e a vida que você quer levar.

Avalie sua influência
Seu nível de controle sobre o que você faz mostra se você é capaz de influenciar suas conexões para colaborar com a sua vocação e de ter voz em projetos e definir objetivos profissionais –além de fazer trabalhos que contribuam para a sua carreira e seus ganhos.

FONTE: Viva a Longevidade

 

Fonte: Flowing