• 15 agosto, 2019

4 atividades para ensinar finanças às crianças

Aprender a usar o dinheiro pode ser bem mais divertido quando elas podem colocar a mão na massa

Aprender desde cedo a lidar com dinheiro é uma boa maneira de ter uma boa saúde financeira na vida adulta. Afinal, quando as crianças aprendem o básico sobre as contas da casa, fica mais fácil entender os perigos do endividamento e a importância de poupar dinheiro.

Como lidar com números nem sempre é a coisa mais interessante do mundo, a Forbes traz quatro dicas de atividades simples para seus filhos aprenderem na prática a importância de saber lidar com o dinheiro.

Aprender a contar dinheiro –e dar valor a ele– é um dos primeiros passos da educação financeira

Adivinhe a conta

Da próxima vez em que você levar seus filhos ao mercado, proponha um jogo: adivinhar quanto vai dar a conta (mas não vale ver a etiqueta de preço). Vale ajudar as crianças a estimar o custo de cada item, e no final quem chegar mais perto do valor ganha. Essa é uma maneira de apresentar os conceitos de custo e valor para as crianças, mostrando que algumas coisas custam mais do que outras.

Deixe elas pagarem

Quando for pagar pequenas compras em dinheiro, dê as notas e moedas para as crianças pagarem, pois assim elas têm a chance de interagir com o dinheiro em espécie e aprendem a usar notas e moedas. Contar o troco faz parte da atividade –mais tarde elas poderão aprender mais sobre contar dinheiro em aplicativos digitais.

Adote o pré-pago

Antes de dar uma mesada aos seus filhos, introduza o conceito de orçamento dando a eles um cartão pré-pago. Isso ensina às crianças que elas têm uma quantidade limitada de dinheiro, e por isso precisam tomar decisões inteligentes quando querem comprar alguma coisa. Esse pode ser também um primeiro contato delas com o mundo digital do dinheiro.

Dê dinheiro

A melhor ferramenta para ensinar as crianças a gerenciar as finanças é dar dinheiro a elas. Dessa forma elas podem praticar poupança, compartilhamento e gastos com seu próprio dinheiro, e podem fazer um orçamento realista com o que têm. Elas podem fazer isso com a mesada e com dinheiro que ganham de presente, por exemplo.

Fonte: Viva a Longevidade

Fonte: Flowing